Olá!
Estou grávida e estou a começar a procura por creches com berçário em Lisboa (para início em setembro de 2023).
Alguém conhece/tem recomendações na zona das Avenidas Novas/Sete Rios/ Parque das Nações?
Obrigada
Quando procurar uma escola/colégio faça todas as perguntas incómodas e tire as suas conclusões: como é que lidam com a violência entre pares, como é que lidam com o (in)sucesso escolar da criança, quais os valores pelos quais se guiam e como é que os implementam no dia-a-dia, dentro e fora da sala de aula, como é feita a vigilância das crianças, como é que comunicam com os pais, em caso de algum incidente ou acidente qual o procedimento que seguem, o que acontece com as crianças que têm mau comportamento e que prejudicam a aprendizagem do seu filho, etc. E estranhe se num colégio privado publicitam que aceitam inscrições todo o ano.
O facto da escola ter comissão de encarregados de educação e organizações de antigos alunos também costumam ser bons indicadores.
Da minha experiência não lhe recomendaria o Externato João XXIII, os melhores professores têm saído ao longo do tempo, ficam apenas aqueles que o externato não dispensa porque têm relações familiares ou de amizade com a direção (independentemente do seu profissionalismo). Há relatos de situações de violência, bulling entre crianças e bulling dos educadores. Desde o pré-escolar que crianças têm medo de falhar porque os professores em vez de incentivarem a aperfeiçoar os trabalhos preferem marcar os trabalhos com informações negativas ou transmitir essas informações negativas em frente à turma. A critica construtiva com reforço positivo é escassa e um pedido de ajuda é visto com uma fraqueza. Os “castigos” também são prática frequente. Não há um projecto educativo estruturado e coerente porque depois cada professor faz o que bem lhe apetece, se tiver a sorte de calhar um professor interessado é fantástico, mas pode sempre ter azar e neste momento, há mais azar do que sorte.
Boa sorte