FIV - 1.ª Tentativa | De Mãe para Mãe

FIV - 1.ª Tentativa

Responda
1 post /
Fernanda K Coelho -
Offline
Desde 25 Abr 2025

Olá a todas!
Vim partilhar a minha experiência para que possa ajudar quem tenta engravidar.
Não evitei nenhuma gestação por seis anos e nunca aconteceu. Fizemos exames, sendo que eu e o meu marido tínhamos questões que levantavam hipóteses, mas nunca foi concluído nenhum diagnóstico.
Como estava a passar por uma fase profissional exigente, decidi congelar os óvulos aos 32 anos, tendo congelado 19 óvulos. Aos 34 anos, poucos meses antes da FIV, comecei a fazer sessões de acupuntura para infertilidade na Clínica Pedro Choy em Lisboa na Av. de Roma. A Dr.ª Anabela e todas da clínica foram maravilhosas e torciam pela minha gravidez como se fossem amigas de muitos anos. Fiz a minha primeira FIV na IVI de Lisboa com a Dr.ª Catarina Marques que foi igualmente maravilhosa e muito atenciosa.
A transferência foi feita a fresco, de apenas um embrião, como solicitado. Durante os dias seguintes não tive absolutamente nenhum sintoma, a não ser cólicas que pareciam mais uma preparação do útero para o período. Uma amiga que tinha feito FIV recomendou-me comer physalis porque lhe disseram que ajudava a nidação do bebé (mas naturalmente, sem comprovação científica). Como adorava a fruta, comi umas 2 caixas facilmente Espertalhão
Ocupei a minha cabeça o máximo possível para evitar crises de ansiedade pela falta de sintomas. E para a minha surpresa, quando fiz o exame de sangue, o positivo veio!
Sei que a infertilidade é desafiadora, mas quero transmitir aqui a mensagem para quem estiver a passar por isso que tudo é possível. Não sei dizer em concreto se a acupuntura, a physalis ou os exercícios de respiração que fiz foram fundamentais ou não, mas ajudaram-me a tranquilizar a consciência de que tudo que estava ao meu alcance naquele momento, eu fiz, pelo que restava aguardar pela parte que eu não podia controlar.
Hoje estou de 14 semanas, mas não podia deixar de vir aqui porque naquele momento de solidão, li muitos relatos aqui que me trouxeram a sensação de que eu não estava sozinha neste processo.
Por último, para a fase mais avançada, recomendo fortemente as ecografias com a Dr.ª Claudia Rijo que conduz o seu trabalho de forma leve, informa e comenta todos os detalhes do bebé e é muito atenciosa.