Fui ao médico de família e ele disse-me para deixar de tomar a pílula e começar a tentar imediatamente. Não me prescreveu nenhumas análises, não me incentivou a ter comportamentos saudáveis nem a perceber o meu ciclo menstrual. Tomo a pílula há mais de uma década e tenho alguns receios que ele não me ajudou a esclarecer. Como foi a vossa experiência? Devo procurar um ginecologista privado?
Sinceramente acho estranho. Quando foi o meu caso, consultei a minha GO no privado, que me fez ecografia ginecológica, citologia e prescreveu eco mamária e diversas análises ao sangue. Mandou-me também fazer suplementação e só depois pude começar os treinos. Diria que talvez fosse melhor consultar um médico no privado, se tiver essa possibilidade/seguro de saúde. Ou então referir a sua preocupação ao médico de família e que ficaria mais descansada se tivesse a certeza que está tudo bem consigo. Para além disso, a suplementação com ácido fólico (entre outras coisas) pelo menos 3 meses antes de engravidar é essencial! Eu tomei Inocare.
Obrigada pela resposta!
Segui o conselho e tive consulta com GO privada, que fez exatamente o que me diz: ecografia ginecológica e rastreio ao cancro do colo do útero (citologia). Agora já marquei ecografia mamária e análises específicas ao sangue, e depois regresso para ver se está tudo bem. Também receitou Acfol, mas disse que eu podia fazer uma suplementação com multivitamínico se preferir (Gestacare ou Inocare, por exemplo). Aqui consegui tirar dúvidas sobre a pílula e sobre a saúde do pai, sem paternalismos.