Ovulação | De Mãe para Mãe

Ovulação

Responda
12 mensagens
Maria_25 -
Desde 24 Abr 2025

Bom dia a todas!!

Iniciamos este mês as tentativas para o nosso tão desejado bebé e pelas minhas contas já estarei em período de ovulação, mas estranhamente não detetei ainda qualquer alteração no muco cervical - o que costumo conseguir detetar.

Alguma de vós conseguiu engravidar mesmo sem detetar esta alteração?

Boa sorte a todas!! Sorriso

MisaL -
Desde 17 Abr 2019

Não se preocupe, não tem relação, pode engravidar e não dar conta da ovulação. Eu aposto mais na hipótese de pelo facto de ter começado a tentar, já ter atraso a ovulação e vá dar conta uns dias mais à frente. Esteja atenta por esta altura, mas não deixe de tentar.

Maria_25 -
Desde 24 Abr 2025

MisaL escreveu:
Não se preocupe, não tem relação, pode engravidar e não dar conta da ovulação. Eu aposto mais na hipótese de pelo facto de ter começado a tentar, já ter atraso a ovulação e vá dar conta uns dias mais à frente. Esteja atenta por esta altura, mas não deixe de tentar.

Muito obrigada!! Combinei com o meu marido tentar até 8 dias antes da data prevista para a M.

Mas é tudo muito novo, e fiquei preocupada com a ausência de muco.

MisaL -
Desde 17 Abr 2019

Não combine nada, viva o dia a dia, o mês, a vida.
Até porque se não tiver a certeza da ovulação, não vai conseguir acertar nos 8 dias antes.

Maria_25 escreveu:

MisaL escreveu:Não se preocupe, não tem relação, pode engravidar e não dar conta da ovulação. Eu aposto mais na hipótese de pelo facto de ter começado a tentar, já ter atraso a ovulação e vá dar conta uns dias mais à frente. Esteja atenta por esta altura, mas não deixe de tentar.

Muito obrigada!! Combinei com o meu marido tentar até 8 dias antes da data prevista para a M.

Maria_25 -
Desde 24 Abr 2025

MisaL escreveu:
Não combine nada, viva o dia a dia, o mês, a vida.
Até porque se não tiver a certeza da ovulação, não vai conseguir acertar nos 8 dias antes.

Maria_25 escreveu:

MisaL escreveu:Não se preocupe, não tem relação, pode engravidar e não dar conta da ovulação. Eu aposto mais na hipótese de pelo facto de ter começado a tentar, já ter atraso a ovulação e vá dar conta uns dias mais à frente. Esteja atenta por esta altura, mas não deixe de tentar.

Certo! Tem toda a razão!

CatarinaDN -
Desde 26 Fev 2021

Acaba por ser um bocado "ingrato"... por um lado temos uma janela mensal para tentar, mas por outro o facto de "programarmos" as tentativas também torna tudo impessoal e obrigatório.
Se está no início dos treinos, é possível que a ovulação - e a própria menstruação - ainda não estejam reguladas.
Antes da minha filha tive uma gravidez química logo no primeiro mês de tentativas... Dei em louca, comecei a analisar tudo e a programar demasiado as tentativas.
Nesta segunda gravidez deixei o destino gerir. Não fiz sempre testes de ovulação. Prestava alguma atenção ao muco, mas o grande sinal que tinha era estar a "trepar pelas paredes" na altura da ovulação. Fiz tudo muito mais sem pressão.
Nos dois casos engravidei no 4º ou 5º ciclo.
Por isso, fique atenta, mas sem pressão e sem "hora marcada". Sendo os dois saudáveis, a natureza encarregar-se-á do resto.
Boa sorte!

Maria_25 -
Desde 24 Abr 2025

CatarinaDN escreveu:
Acaba por ser um bocado "ingrato"... por um lado temos uma janela mensal para tentar, mas por outro o facto de "programarmos" as tentativas também torna tudo impessoal e obrigatório.
Se está no início dos treinos, é possível que a ovulação - e a própria menstruação - ainda não estejam reguladas.
Antes da minha filha tive uma gravidez química logo no primeiro mês de tentativas... Dei em louca, comecei a analisar tudo e a programar demasiado as tentativas.
Nesta segunda gravidez deixei o destino gerir. Não fiz sempre testes de ovulação. Prestava alguma atenção ao muco, mas o grande sinal que tinha era estar a "trepar pelas paredes" na altura da ovulação. Fiz tudo muito mais sem pressão.
Nos dois casos engravidei no 4º ou 5º ciclo.
Por isso, fique atenta, mas sem pressão e sem "hora marcada". Sendo os dois saudáveis, a natureza encarregar-se-á do resto.
Boa sorte!

Muito obrigada pela sua mensagem!
Eu nunca tomei anticoncepcional, por isso sei como são os meus ciclos, sou regular, mas pode ser só uma ovulação mais tardia Sorriso

Nemeyssia -
Desde 21 Jan 2024

Olá,
Só o facto de ter consciência de que está a tentar engravidar pode causar alguma ansiedade e provocar alterações no ciclo.
Podem estar a acontecer muitas coisas, pode ter um ciclo atípico em que efetivamente não ovula, eu tive um assim, não detetei o pico de ovulação nos testes, não notei alterações no muco, e a menstruação atrasou alguns dias. Depois tive um certinho, detetei o pico de ovulação, tive alteração no muco e mesmo treinando nas alturas certas não engravidei. Depois tive um, este último, em que não andamos a programar nada, não detetei ovulação nos testes mas tive imenso muco clara de ovo no dia 27 de março, e nesse dia treinamos porque apeteceu, foi o mês que menos importância demos, simplesmente se fazia amor quando apetecia. Faço amanhã 7 semanas de gravidez. Desta vez foi ao 5 ciclo de tentativas, nas duas últimas gravidezes que resultaram em aborto foram ambas 9 ciclos de tentativas.
Relaxe, não tente forçar, fazer do sexo uma obrigação não me parece que funcione muito bem, falo por mim. Acho que, se calhar é colorir um bocadinho a coisa, mas os nossos bebés só se decidem a aparecer quando são feitos com amor 😅. É um bocado um paradoxo, eu sei...
Enfim, só quis dar mais um ponto de vista.
Boa sorte.

Nemeyssia -
Desde 21 Jan 2024

Olá,
Só o facto de ter consciência de que está a tentar engravidar pode causar alguma ansiedade e provocar alterações no ciclo.
Podem estar a acontecer muitas coisas, pode ter um ciclo atípico em que efetivamente não ovula, eu tive um assim, não detetei o pico de ovulação nos testes, não notei alterações no muco, e a menstruação atrasou alguns dias. Depois tive um certinho, detetei o pico de ovulação, tive alteração no muco e mesmo treinando nas alturas certas não engravidei. Depois tive um, este último, em que não andamos a programar nada, não detetei ovulação nos testes mas tive imenso muco clara de ovo no dia 27 de março, e nesse dia treinamos porque apeteceu, foi o mês que menos importância demos, simplesmente se fazia amor quando apetecia. Faço amanhã 7 semanas de gravidez. Desta vez foi ao 5 ciclo de tentativas, nas duas últimas gravidezes que resultaram em aborto foram ambas 9 ciclos de tentativas.
Relaxe, não tente forçar, fazer do sexo uma obrigação não me parece que funcione muito bem, falo por mim. Acho que, se calhar é colorir um bocadinho a coisa, mas os nossos bebés só se decidem a aparecer quando são feitos com amor 😅. É um bocado um paradoxo, eu sei...
Boa sorte.

Nemeyssia -
Desde 21 Jan 2024

Olá,
Boa sorte.

Maria_25 -
Desde 24 Abr 2025

Nemeyssia escreveu:
Olá,
Boa sorte.

Muito obrigada pelas suas palavras e experiência!
Vou tentar não stressar ☺️

zaq -
Desde 31 Maio 2023

Quando estava a tentar engravidar para o terceiro filho, apesar de não tomar a pílula há vários anos e de ter detetado SEMPRE o período fértil, quando comecei os treinos mudou. Foram dois ciclos sem sinal de ovulação, o último, para piorar, foi um ciclo demasiado curto. Mas foi como um reset para o organismo.
Como já tenho mais de 40 anos pensei que seria da idade e até já estava a pensar que a minha fertilidade já era. No entanto lá veio um ciclo perfeito e engravidei. Nesse ciclo nem precisei de fazer contas, notava-se perfeitamente que estava fértil (libido, muco, picadas nos ovários).
Iniciei os treinos em julho e tive o positivo em outubro. A minha bebé nasce este mês. Está a ser uma gravidez bem tranquila e sem qualquer problema.
Com 29 anos e com sinais de ovulação, demorei o mesmo tempo a engravidar que aos 41. Porquê? Calhou. Já na segunda vez engravidei num descuido no final do periodo fértil (teimoso desde a conceção). Costumo dizer que foram os miúdos que escolheram o mês que queriam nascer. Se o ciclo anterior fosse normal a DPP seria nos feriados de Junho (feriados=urgências fechadas), assim nasce antes. 😊
Lembre-se que os ciclos não são todos iguais. Ao fim de 6/12 ciclos (dependendo da sua idade) procure ajuda. Até lá, aproveite esta fase sem pressão.
Tudo de bom!

Outros tópicos relacionados

MAMAS DE LEIRIA DUVIDA - Urgente
Boa tarde mamas ... ora então é o seguinte , hoje fui à consulta na medica de familia , onde a mesma me passou a credencial para fazer a eco morfologica de 2º trimestre , acontece que em leiria com comparticipação so conheço a CEDILE , e em vez de...
LIQUIDO AMNIOTICO PERCENTIL 5 - 25S AJUDA
Boa noite mamas , a semana passada fui fazer uma ECo e na mesma disseram-me que o liquido amniotico estava no percentil 5 e o PAB tinha descido para percentil 10 , visto estar de 25 semanas e não ter quaisquer perda de liquido alguem no mesmo caso...
Mdeia ecos- Leiria
Ola Mamães Preciso marcar as ecos da gravidez e pensei na Mdeia (Leiria) no entanto gostaria de saber a vossa opinião se vale o preço que se da pelas ecos?qual o medico que escolho o dr. mesquita ou o Humberto visto que não conheço nenhum... Aguardo...
Rastreio Bioquimico de sindrome de down ajuda
Boa Noite Mãmãs Estou com uma grande ansia encontro-me com 12 semanas dia 16 de junho vou fazer o eco das 12 semanas com o dr mesquita na mdeia em leiria,falei com a minha medica de famila sobre o rastreio no entanto ela pareceu surpresa e disse que...
Alguém seguido pelo Dr. Mesquita da Mdeia em Leiria?
Olá! queria saber se alguma de vocês foi ou tem conhecimento de alguém que tenha sido acompanhada durante a gravidez pelo Dr Mesquita da MDeia em Leiria? Pelo que eu vi, parece que ele só faz ecografias, não faz o acompanhamento obstétrico da...
Opinioes clinica leiria ou caldas
Ola mamães Gostaria de ter a vossa opinião e também a vossa ajuda...eu vou fazer a eco das 12 semanas na Mdeia com o D. Mesquita, no entanto como tenho a credencial vou optar também por fazer no publico porque na Mdeia cada eco custa 80€ e se por...

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?