Eu acho que as coleções de inverno devem chegar precisamente no inicio de Setembro ou fim de Agosto... depois dos saldos. Mas as lojas que vendem roupa de recém nascido têm roupa quentinha. Podem não ter casacos de inverno por exemplo, mas têm fatinhos polares, gorros, cobertores quentes, etc.
Olá mamãs,há muito que não escrevo, pois mudei de casa e não tenho passado muito bem com os vômitos...
neste momento estou com 12 semanas,fui a um médico há 2 semanas e não gostei nada!
Não me deu qualquer tipo de informação,foi preciso pedir para ouvir o coração do bebé,não quis saber dos meus sintomas, enfim detestei e não achei nada normal!!! Só se preocupou em dizer que tinha que fazer um exame cujo valor é de 1200chf para saber se o bebé tem Síndrome de Down e que o seguro não comparticipa...Pareceu-me mesmo negociante.
Como conheço pouca gente está a ser complicado encontar um bom médico ou médica, alguém conhece aqui no cantão da Aargau,ou até mesmo Zürich?
Em relação ao meu seguro de saúde também estou a ter alguns problemas,pois sempre informaram ao meu marido que cobriam tudo na gravidez,pois tenho um suplemento, e na semana passada disseram que está na lei que só cobrem a partir da 13ª semana!!! Sabem dizer-me se isto é verdade?
Sinto-me mesmo perdida, porque sem conhecer nada nem ninguém e primeira gravidez é complicado :(
Olá! Que eu saiba o seguro de saúde basico obrigatório (que é o que eu tenho) cobre tudo da gravidez desde o inicio! Estou no final da minha e até aqui todas as minha facturas são enviadas directamente para o seguro pela médica. Com 9 semanas fiz muitos exames e até estive internada por causa de um descolamento e nunca paguei um cêntimo!
Não conheço médicos ai porque moro no cantai de Vaud, mas procura outro.. ou pede para ser seguida no hospital. Esse exame para saber se o bebé tem trisomia 21 é feito mais tarde e não se paga, é uma despistagem que te dá uma probabilidade e não um positivo ou negativo.. mas também é gratuito que eu saiba.
[quote=Ad1]Olá mamãs,há muito que não escrevo, pois mudei de casa e não tenho passado muito bem com os vômitos...
neste momento estou com 12 semanas,fui a um médico há 2 semanas e não gostei nada!
Não me deu qualquer tipo de informação,foi preciso pedir para ouvir o coração do bebé,não quis saber dos meus sintomas, enfim detestei e não achei nada normal!!! Só se preocupou em dizer que tinha que fazer um exame cujo valor é de 1200chf para saber se o bebé tem Síndrome de Down e que o seguro não comparticipa...Pareceu-me mesmo negociante.
Como conheço pouca gente está a ser complicado encontar um bom médico ou médica, alguém conhece aqui no cantão da Aargau,ou até mesmo Zürich?
Em relação ao meu seguro de saúde também estou a ter alguns problemas,pois sempre informaram ao meu marido que cobriam tudo na gravidez,pois tenho um suplemento, e na semana passada disseram que está na lei que só cobrem a partir da 13ª semana!!! Sabem dizer-me se isto é verdade?
Sinto-me mesmo perdida, porque sem conhecer nada nem ninguém e primeira gravidez é complicado :([/quote]
Olá mama, olha em geral a segurança paga as facturas todas esse que o teu médico fala é o que em Portugal chamam de restreio bioquímico e é pago. Eu até hoje já vou na minha segunda gravidez e pagaram sempre tudo porque a gravidez é toda coberta pelo seguro de base. O único exame que algumas caixas deixaram de pagar é o da toxoplasmose que custa em torno dos 80.- segundo a minha médica, mas como antes pagavam e fiz da minha filha e sei que não sou imune não precisei de repetir. E como a outra mama aqui disse pede para ser seguida no hospital em geral é mais seguro pois tens la tudo as vezes esses dr. com gabinete privado acabam por te mandar na mesma para o hospital e além disso se fores seguida no hospital maior parte das vezes eles mandam as facturas directamente para o seguro de saúde.
A Melanie veio iluminar as nossas vidas a 15.08.2010 as 21h34 com 47 cm e 2,870 kg no Hôpital de Sion, treinos 2* desde Out. 2104 Positivo a 2.03.2014 /DPP 7.11.2014, mais uma alegria no reino das princesas, a Nicole nasceu no dia 12.11.2014 às 03h49m com 48 cm e 3,320kg no Hôpital de Sion na Suíça.
[quote=Ad1]Olá mamãs,há muito que não escrevo, pois mudei de casa e não tenho passado muito bem com os vômitos...
Sinto-me mesmo perdida, porque sem conhecer nada nem ninguém e primeira gravidez é complicado :([/quote]
Olá mama, olha em geral a segurança paga as facturas todas esse que o teu médico fala é o que em Portugal chamam de restreio bioquímico e é pago. Eu até hoje já vou na minha segunda gravidez e pagaram sempre tudo porque a gravidez é toda coberta pelo seguro de base. O único exame que algumas caixas deixaram de pagar é o da toxoplasmose que custa em torno dos 80.- segundo a minha médica, mas como antes pagavam e fiz da minha filha e sei que não sou imune não precisei de repetir. E como a outra mama aqui disse pede para ser seguida no hospital em geral é mais seguro pois tens la tudo as vezes esses dr. com gabinete privado acabam por te mandar na mesma para o hospital e além disso se fores seguida no hospital maior parte das vezes eles mandam as facturas directamente para o seguro de saúde.
A Melanie veio iluminar as nossas vidas a 15.08.2010 as 21h34 com 47 cm e 2,870 kg no Hôpital de Sion, treinos 2* desde Out. 2104 Positivo a 2.03.2014 /DPP 7.11.2014, mais uma alegria no reino das princesas, a Nicole nasceu no dia 12.11.2014 às 03h49m com 48 cm e 3,320kg no Hôpital de Sion na Suíça.
Ainda bem que não tens dores, pelo menos tens um bocadinho de descanso até ao parto :)
A minha gravidez está a ser um bocadinho difícil,não tenho apetite e tudo o que como vomito,ando sempre enjoada e já tentei de tudo,as duas bolachas de água e sal de manhã em jejum,o chá de gengibre,limão e nada resulta e também não me dou bem com a medicação...
Desejo-te uma hora bem pequenina e que tudo corra bem ;) Não te esqueças de vir cá contar como foi.
Beijinhos
Obrigada, realmente já tive essa informação.
O meu marido voltou a telefonar para o seguro e pediram imensa desculpa,pois a funcionária percebeu mal e deu uma informação errada!
Já marquei consulta para o hospital e vou lá para a semana, depois venho aqui contar as novidades.
Beijinhos
Ola mamas, como vão essas barriguitas?
Hoje foi o dia de teste de glicémia, nem foi tão mau de fazer como pensei. O grande problema foi mesmo a fome. Assim que pude foi logo uma barrita de cereais que me soube "a pato" como se costuma dizer.
Foi também dia de consulta, tudo ok, o peso finalmente a aumentar e de resto td bem.
Como me queixei de algum cansaço a médica achou que era altura de reduzir as horas de trabalho. De momento estou a 100%, mas trabalho em Epalinges, Lausanne e as horas no comboio já começavam a pesar...
Pois bem, vou reduzir para 60%.
A minha questão é a seguinte, sendo devido a gravidez e com certificado médico, o salário vai ser reduzido ou continuo a receber a totalidade?
17.09.2014 - O nosso mundo ficou completo
Ola Babita!
Sera que nos podia contar um poquinho mais sobre o teste de glicemia aqui na Suica? De quantas semanas esta? Em que consiste? Eu acho que vou ter que fazer em breve e ja li tantas historias negativas que estou um pouco apreensiva, especialmente porque 'as 21 semanas continuo cheia de nauseas e vomitos o que e' capaz de nao facilitar as coisas.
Em relacao a reducao de horario, na pratica vai continuar a receber a totalidade do salario. O que acontece e' que a empresa paga uma parte (penso q 80%) e o seguro social para o qual descontamos do salario, paga o resto. Portanto quanto lhe for depositado no final do mes, vao ser os 100%. Foi esta a minha experiencia quando estive uns tempos com reducao por causa dos vomitos.
Beijinhos a todas
[quote=AnaVi]Ola Babita!
Sera que nos podia contar um poquinho mais sobre o teste de glicemia aqui na Suica? De quantas semanas esta? Em que consiste? Eu acho que vou ter que fazer em breve e ja li tantas historias negativas que estou um pouco apreensiva, especialmente porque 'as 21 semanas continuo cheia de nauseas e vomitos o que e' capaz de nao facilitar as coisas.
Em relacao a reducao de horario, na pratica vai continuar a receber a totalidade do salario. O que acontece e' que a empresa paga uma parte (penso q 80%) e o seguro social para o qual descontamos do salario, paga o resto. Portanto quanto lhe for depositado no final do mes, vao ser os 100%. Foi esta a minha experiencia quando estive uns tempos com reducao por causa dos vomitos.
Beijinhos a todas[/quote]
AnaVi obrigado pelos esclarecimentos. Amanhã também pergunto na minha empresa para ver como vai ser.
En relação ao teste, confesso que tb ia com algum receio, muita gente diz que se faz bem, mas tb tinha ouvido muitos comentários negativos.
Eu estou grávida de 22+4 semanas. Na ultima consulta a médica deu-me a receita para comprar o pó (75g de glicose) e disseram-me para ir em jejum.
12 horas sem comer e sem beber água, assim que cheguei ao consultório tiraram sangue e mediram os valores, depois deram-me um copo de água bem fresca com a glicose (em caso de não gostarmos de bebidas açucaradas a enfermeira disse que podia juntar algumas gotas de limão) para beber e aguardar 2 horas.
Pelo que sei não nos deixam sair do consultorio, temos mesmo de ficar ali a espera. Passado as 2 horas voltam a tirar sangue e a medir os valores.
Pelo menos comigo disseram logo que estava tudo optimo.
Houve uma altura em que realmente me senti um pouco mal, mas acho que devido a uma combinação de factores (tensão baixa, calor no consultório e fome, muita fome), mas facilmente se passou.
Tenho de dizer que o pior mesmo foi estar sem comer, para mim é uma tortura sair de casa sem pequeno almoço.
O teste faz-se bem, a bebida é doce mas suportavel. Conselho, leva um livro ou o marido para fazer companhia.
Espero que tenha ajudado
Bom dia Mamãs e Pre-Mamãs na Suíça!
Há semana que não vemos novidades por aqui mas entretanto devemos ter 1 ou 2 bebês "novos", verdade? Espero que tenha corrido tudo lindamente e que venham dar notícias quando possível.
A minha pergunta de hoje tem a ver com a bomba de extrair o leite materno. É verdade que o seguro base (LAMAL) reembolsa a sua compra na totalidade? mesmo os seguros mais básicos como o da Assura?
Imagino que a melhor altura para comprar seja logo a seguir ao parto, assim que soubermos que vamos ter capacidade de amamentar certo?
Tenho ouvido dizer que a Medela Swing é a melhor mas se tiverem outras sugestões em relação a outros modelos, onde comprar, etc, gostaria de as ouvir! Imagino que na altura da compra ainda vá estar no hospital pelo que preciso de dar todos esses detalhes ao marido :)
Muito obrigada desde já e tudo de bom para todas
Olá! Eu tenho o seguro de base obrigatório e recebi uma lista com tudo a que tinha direito.. essa lista inclui a bomba de leite. Mas eles especificavam que, para ser reembolsada, tem que ser comprada no pós parto. Quanto a marcas não sei qual vou comprar... estou indecisa entre a da Medela e da Avent. Também se podem alugar bombas de leite na farmácia se precisares.
A minha bebé ainda não deu o ar de sua graça...
Beijinhos a todas!
ola ad1 sim é verdade esse exame custa 1200 fr e nao é comparticipado pelo seguro de saude , a mim tambem mo foi dito ...a medica foi excelente pk falou nos nesse exame mas aconselhou a nao fazer pk eu quando descobri k tava gravida ja estava de 5 meses e ja nao valia a pena fazer esse exame .
Boa tarde meninas!
Eu também estou na suíça há 6 anos! Descobri no fia 4 deste mês que estou gravida!
Liguei para a médica e ela disse me que a primeira consulta é entre as 8 e as9 semanas! Mas eu acho tanto tempo...
Fico angustiada, sem saber se realmente está tufo bem!
Como foi com vocês? O que fizeram na primeira consulta?
Sou do cantão de Vaud
Bjinhos
Olá Mamãs
O tópico da Ad1 já tem algum tempo mas andei aqui a rever os meus "papéis" e decidi vir partilhar a informação que tenho em relação a isto.
Perante um resultado do teste bioquímico+translucencia da nuca que leve a suspeita de trissomias, aos pais são dadas 2 hipóteses:
- a amniocentese (coberta pelo seguro), que tem um risco associado de aborto embora muito baixo. Estudos recentes indicam que os riscos são ainda mais baixos do que os médicos reportam habitualmente, especialmente se as mães tiverem o repouso recomendado após o exame (e nas 24h seguintes)
- o exame de pesquisa de DNA fetal no sangue da mãe. Em Portugal este teste é conhecido por "Harmony". Aqui na Suíça informaram-me de 2:
*** O PrenDia da GENESUPPORT- que fica em 1350CHF
*** E o PrenaTest que fica em 950CHF ( resultados em 15 dias) ou 1200CHF (resultados em 7dias)
Foi-me explicado que por se tratar de um teste bastante novo ainda não é reconhecido como "standard" pelo serviço nacional de saúde e portanto NÃO é remunerado pelos seguros,
Felizmente não precisei de fazer nenhum deles mas aqui ficam as informações para quem forem úteis!
Beijinhos
ola mamas ja ouviram falar do KKBB ? nao sei como se chama em frances , para as meninas k estao na suiça , que nao trabalham e o marido trabalha 100% há uma ajuda k o estado dá até o bebe fazer 2 anos de idade podem dar ate 2800 francos . quem nao trabalha é uma boa ajuda e tem garantia desse dinheiro 2 anos .
KKBB = kleinkindbetreuungsbeitrage
Ola meninas. Sou a Marta tenho 26 anos e estou no canton Graubunden. Estou gravida de 32 semanas, de um menino o Dinis, esta previsto nascer a 11 de Agosto. Ja so estou a trabalhar a 50%. Ja ando um pouco nervosa, quero ter tudo pronto em breve, nao quero deixar tudo para o fim. Amanha tenho consulta, ja so penso no dia em que o vou ter nos braços.
Ola meninas. Sou a Marta tenho 26 anos e estou no canton Graubunden. Estou gravida de 32 semanas, de um menino o Dinis, esta previsto nascer a 11 de Agosto. Ja so estou a trabalhar a 50%. Ja ando um pouco nervosa, quero ter tudo pronto em breve, nao quero deixar tudo para o fim. Amanha tenho consulta, ja so penso no dia em que o vou ter nos braços.
Olá mamas,
Temos andado muito desaparecidas...
Eu voltei agora de 2 semaninhas de férias em Portugal, que não deram para descansar quase nada, lol.
Toda a gente nos queria ver (ou melhor a minha barriguinha) e acabamos por passar o tempo a correr de um lado para o outro entre jantaradas com amigos e familia.
Uma estafa...
Mas voltamos com bagagem extra. Como todos tem pena de estarmos cá sozinhos sem ajudas vingaram-se no enxoval. Acho que neste momento o menino tem roupa até aos 6 meses :)
Já estou a trabalhar só a 50%, as 3 horas de viagens diaria (entre ida e volta) para o trabalho já se tornam desconfortaveis.
Além disso o ambiente na empresa está péssimo e é raro o dia em que não passo parte da hora de almoço a chorar na casa de banho.
Sei que não é bom para mim nem para o menino mas não consigo evitar. Estou a tentar que a médica me mande para casa, mas ela acha que é muito cedo...
Tenho novamente consulta no fim do mes e vou insistir que não tenho condições no trabalho e ver se ela tem pena de mim.
E voces como estão? A preparação do enxoval como está a correr?
Bjinhos a todas
Ola. Realmente este cantinho anda mto paradito. É este calor k s tem feito sentir e nós assim gravidas ainda mais sentimos.
Estou com 35 semanas e 4 dias, está pra breve, ai k o nervossismo ja aperta. Em principio vou ter k fazer cesariana, o meu pilas ainda n virou a cabeçinha pra baixo e plo k a medica diz ja vai ser mto dificil ele conseguir virar pra ter parto normal. Tenho consulta dia 30 e ai ja s vai decidir o dia da cesariana.
Ja ando ansiosa por ter o meu bebe nos meus braços, gosto mto da minha barriguinha mas ja ando cansada, ja custa dormir, ja custa trabalhar e ja tenho dores por tdo lado.
Parabens á mama k ja teve o seu rebento, quando poderes conta a tua experiencia d parto. Gostamos de saber estas coisas. Eheheh
Bjinhs a tdas
Treinante desde Novembro de 2012.
23 de Novembro 2013 A minha estrelinha vem a caminho, custou mas conseguimos! Aguenta firme feijaozinho
Nasceu o meu Gu ?
De novo em treinos desde Janeiro de 2017