
Depois da gravidez, especialmente na fase pós-parto, ficam aqueles pneuzitos incómodos, e uma barriguita menos simpática, que leva tempo a desaparecer. Todavia, a solução não tem de estar numa lipoaspiração, pode sim passar por alguns truques simples, que envolvem usar as roupa certas. Mesmo depois do parto, permaneça uma mulher moderna e chique. Saiba como!
Tops
Nos tops e camisas é importante manter o foco na linha do decote. Evite tops justos na zona da barriga, pois só levarão o olhar para essa zona.
Os decotes em V são os mais indicados. É importante manter o foco no decote, para desviar o olhar da barriga. A “graça” do top deve estar sempre no decote e não na parte da barriga.
O ideal é usar tops com a zona da cinta mais subida, onde a linha da cintura fica a meio palmo abaixo do peito. Este tipo de tops são ideais para dar formato à silhueta e para desviar o olhar da zona da barriga. Porém, não são exactamente tops império, onde a linha da cintura fica logo abaixo do peito. Embora os tops império sejam uma solução razoável têm um aspecto muito associado à maternidade; opte por soluções criativas mas que não lembrem a ninguém que ainda pode estar grávida.
Os tops de entrelaçar ou em cruz, também são muito bons para disfarçar a barriga do pós-parto. Os detalhes da cruz ou das laçadas ajudam a disfarçar e a não perceber se os detalhes pertencem ao formato do corpo ou ao próprio top. Para além de disfarçarem a barriga estes tops são óptimos para amamentar, pois apenas é necessário afastar um pouco o decote do top para conseguir amamentar o bebé.
Calças e Jeans
Apesar de lhe apetecer muito vestir os jeans ou as calças que usava antes de estar grávida, nem sempre isso é possível, ou nem sempre é uma boa ideia.
Na fase pós-parto é aconselhado comprar um ou dois pares de calças, um ou dois números acima do seu número habitual (ou os números que tiverem que ser), especialmente para a altura em que está a perder o peso da gravidez. Contudo, usar as calças de grávida já não deve ser uma opção; essas calças são para uma mulher grávida e não para uma mulher que já deu à luz. Agora está na altura de usar umas calças mais escuras, de preferência com corte boot-cut, que ajudam a balancear a sua silhueta. Idealmente, as melhores calças para vestir depois da gravidez são calças pós-parto, que incorporam uma cinta modeladora ajudando não só a conseguir uma silhueta mais elegante, mas também ajudam a reduzir a barriga. Se não encontrar estes modelos poderá apenas usar uma cinta pós-parto por baixo de umas calças comuns.
Casacos
Esqueça os casacos swing ou os casacos casaqueta. Estes podem parecer boas ideias para disfarçar a barriga pós-parto, mas isso não é de todo uma realidade. Os casacos casaqueta evidenciam a barriga, especialmente se usar um top mais justo e os casacos swing dão um ar de gravidez, algo que já pertence ao passado. Em vez disso, opte por um casaco que evidencie a sua silhueta feminina.
O ideal é usar um casaco cintado e estruturado, que termine a meio da anca, pois é o corte mais aconselhada para disfarçar a barriga do pós-parto e a dar um formato feminino ao seu corpo.
Vestidos
Os vestidos império podem ser óptimos para usar quando se está grávida, mas depois podem levar uma sua amiga que já não vê há muito tempo, a perguntar-lhe se está grávida. Evite também vestidos muito justos na zona da barriga e em tecidos sem muita estrutura. Prefira tecidos mais estruturados para ajudar a dar forma à sua silhueta e que ajudam a não revelar a barriga pós-parto.
Depois do parto, o ideal é vestir vestidos de cruz, vestidos envelope ou vestidos com a cinta um pouco acima da zona da barriga, todos com um decote em V. Qualquer um destes vestidos, ajudam a dar formato ao corpo e a disfarçar a barriguita, mantendo o interesse na sua face e no seu decote.
Adicionalmente não tenha medo de usar cintos que marquem a silhueta, e evite vestidos que não marquem uma cintura. Você é mãe, mas ainda é uma mulher – de preferência sexy e super bem vestida.