
O Dia da Criança é a desculpa perfeita para passar um dia diferente em família e para proporcionar uma nova experiência ao seu bebé. Neste artigo, reunimos diferentes ideias para bebés de diferentes idades – para que todos possam celebrar este dia com um momento especial e à sua medida!
1. Uma sessão fotográfica
Poderá ser temática ou não, só do bebé ou em família. Um dia especial merece ficar registado! Com um fotógrafo profissional ou com a ajuda de uma amiga, em casa, no estúdio ou num dos vossos locais favoritos… as opções são imensas e o resultado ficará guardado para sempre!
2. Uma aula de yoga
Já existem imensas escolas com aulas de yoga para mamãs e bebés. Esta atividade proporciona um momento de diversão e ternura com todos os benefícios que o yoga tem para o corpo e a mente. Fazer uma pausa na rotina e escolher uma aula para fazer em conjunto com o seu bebé será, certamente, uma boa opção.
3. Um espetáculo ou hora do conto para crianças
Nesta altura do ano, há sempre alguns espetáculos para os mais pequeninos. Hora do conto, peças de teatro, concertos para bebés. Como ainda falta algum tempo para a data, fique atenta aos cartazes, livrarias, centros comerciais e casas de espetáculos da sua zona – temos a certeza que encontrará algo perfeito para este dia especial, adequado à idade do seu pequenino.
4. Visitar o oceanário, a quinta pedagógica ou o jardim zoológico
Regra geral, os miúdos adoram estes espaços. Porque conhecem animais novos, porque vêem ao vivo aqueles que já identificam, porque exploram sons, cores e todo um mundo novo que os liga à Natureza. Os mais velhos irão gostar de descobrir curiosidades sobre as diferentes espécies, enquanto os mais pequeninos irão adorar ver os animais e fazer festinhas sempre que permitido e possível. Para famílias com miúdos de várias idades, este é um programa perfeito!
5. Fazer um workshop temático
Assim como espetáculos e concertos, na altura do Dia da Criança existem imensos workshops exclusivamente para crianças e até para pais e filhos. Pintura, culinária, música desporto, ciência… dependendo da idade do seu filho, poderá escolher um workshop para esta primeira sexta-feira de Junho. Existem workshops indicados para todas as idades – o grau de complexidade varia consoante isso.
6. Um dia em família
Um passeio em família. Só com os pais ou – porque não? – também com os primos e os avós, se assim desejarem. Numa cidade próxima ou num parque da vossa zona de residência, façam um piquenique e permitam às crianças brincar ao ar livre, gastar as energias e aproveitar o momento em família – afinal, são estes os dias mais preciosos!
7. Trabalhos manuais
Porque não registar, em gesso, a pegada do seu bebé ou a marca da mãozinha? É possível ter um dia diferente sem sair de casa e, seja a fazer bolachinhas, a brincar com plasticina ou a pintar com as mãos, temos a certeza que haverá muitos risos, momentos propícios a fotografias engraçadas e ainda a possibilidade de guardar as obras de arte deste primeiro dia de Junho (não se esqueça de escrever a data e o nome da criança, no caso dela ainda não saber fazê-lo!).
8. Ir ao cinema
Se o bebé já tiver 3 anos ou mais, que tal uma tarde de cinema? Escolham um filme de animação giro – costuma haver mais do que uma opção nesta altura do ano – e, no fim, conversem sobre a história, sobre as personagens, sobre o que mais gostaram e, claro, sobre os valores inseridos na animação (assim como sobre as partes que fizeram toda a gente rir às gargalhadas).
Este ano, o dia 1 de Junho celebra-se a uma sexta-feira – se não puder programar atividades para esse dia, aproveite o fim-de-semana (vários locais terão atividades para crianças no sábado e no domingo). Todos os dias são bons para celebrar o futuro!