Vamos falar sobre as sequelas do parto natural? | De Mãe para Mãe

Vamos falar sobre as sequelas do parto natural?

Responda
8 mensagens
InaNaturalway -
Offline
Desde 02 Dez 2017

Olá a todas as mães,

Sei que este não o tema mais facil do grupo, mas gostaria de partilhar a minha experiência e de ouvir as vossas sobre as sequelas após o parto.

Tive uma filha em dezembro, que nasceu de parto normal. O meu parto foi induzido, e no final foi preciso utilizar fórceps para ela nascer.

Infelizmente, tive muitas complicações com a cicatrização. Quinze dias depois do parto, tive de fazer uma nova cirurgia, mas a recuperação continua a ser difícil. Neste momento, estou a consultar um especialista que pondera fazer uma reconstrução, pois continuo a ter sequelas, tanto a nível vaginal como anal.

Isto também teve um grande impacto na minha vida íntima, que está muito afetada. Continuo a sentir dores e evito ao máximo as relações. É uma sensação difícil, de já não me sentir uma mulher "normal".

Acho que não se fala o suficiente de tudo o que pode correr mal após um parto…

Obrigada por me lerem, e se algumas de vocês quiserem partilhar as vossas experiências, seria de grande ajuda para mim.

Mama do Martim -
Offline
Desde 29 Mar 2010

Antes de mais lamento o que lhe aconteceu.
Tenho 5 filhos, todos nascidos de parto normal,todos eles partos fáceis e rápidos.
De todos correu tudo muito bem, mas isto não invalida de concordar consigo e achar que se fala muito pouco do que pode correr mal num parto.
Muita força e desejo lhe do fundo do coração as melhoras.

Anabela17 -
Offline
Desde 24 Nov 2011

Tive a minha primeira filha á 5 anos, e apesar de não ter sido horrível, a dor de sentir a cozerem na zona do perinio ainda a consigo sentir.
Durante quase 1 ano e meio não consegui ter nenhuma intimidade com o meu marido e isto desgastou o nosso casamento, porque há coisas que não conseguimos explicar mas é trauma da dor, do não reconhecermos o nosso corpo, o de não nos sentirmos bonitas, enfim, isto para dizer o que, que entendo, após um mês da minha filha nascer ainda não me conseguia sentar por causa dos pontos. Enfim! Hoje estou grávida de novo e não queria nada passar pelo mesmo mas vamos ver como corre

Sobre Anabela17

A tentar a partir de 24-09-2018... vamos a isto a valer!
Meu coração não pára! ♥️
Positivo - 24/10/2018... "sementinha linda aguenta-te! 🤰💗"

Anabela P.

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Lamento que tenha tido uma experiência tão dolorosa.
Não acho que se fale pouco, acho que não há quem queira ouvir. Não há disponibilidade para se ouvir "o menos bom" de qualquer situação, seja na gravidez, no parto, no pós parto ou com os próprios bebés, como se trouxesse azar ou se quem fala fosse negativa.
Peça outra opinião médica, peça ajuda, atualmente já há varias formas de melhorar a sua situação.
As melhoras

Adelia_Silva -
Offline
Desde 09 Nov 2023

Olá

Tive o meu primeiro filho há 10 anos. O trabalho de parto foi rápido mas muito intenso, Durante 3 horas tive dores horríveis e mesmo quando levei a epidural, a dilatação foi tão rápida que nem teve tempo para fazer efeito. Quando foi na hora da expulsão, eu estava de rastos, parecia que tinha sido atropelada por um camião. Fiz tanta força que fiquei cheia de pintas vermelhas e fizeram me a epistemologia. Fiquei 2 semanas sem conseguir sentir. E depois a amamentação... não estava a espera que fosse tão dolorosa.
Enfim, foi assim uma episódio muito traumático para mim.
Quando voltei a engravidar, até tinha ataques de pânico só de pensar que teria de voltar a passar pelo mesmo.
Então escolhi um novo médico e fui sempre muito clara sobre os meus medos e como tinha sido o outro parto. Disse que não queria sofrer tanto e queria logo a epidural.
Repeti isso tantas vezes que assim que rebentaram as aguas deram-me logo a epidural e consegui sempre gerir as dores de forma a não sentir aquelas dores horríveis. Aliás, quando chegou o momento em que nem a epidural aliviava as dores que estava a sentir, percebi que tinha chegado o momento de ir para a sala de partos!
Como tinha sido tão verbal com o médico sobre os meus traumas, neste parto todos esses pontos foram tratados e não senti as dores nem fui cortada. Em compensação, demorei mais tempo a fazer a dilatação o que me causou ataques de ansiedade! Não fiz tanta força mas teve de nascer de ventosas o que fez com que não tivesse de ser cortada, somente rasgou um pouquito e fui cosida mas foi muito pouco. A recuperação foi também muito melhor, logo após ao recobro, já consegui ir ao wc sozinha sem problemas nem ardores e no dia seguinte já anda e sentava normalmente.

zaq -
Offline
Desde 31 Maio 2023

O meu primeiro parto também foi com forceps (parto induzido e bebé grande) e nunca mais voltei ao normal. Olhando para trás vejo a sorte que tivemos! Eu estou bem e o meu filho também (ficou com as marcas do fórceps na cabeça durante uma semana).
Apesar da episiotomia ter cicatrizado bem, os músculos sofreram. Foram meses com desconfortos e anos até aceitar que o corpo tinha mudado. 7 meses após o parto estava com uma depressão pós parto, por causa da (não) recuperação. Faço a vida normal, sem complicações, mas... é difícil explicar. Tenho receio a longo prazo, após a menopausa.
3 anos depois engravidei e fui abençoada com um parto natural (chorei de medo e, após a expulsão, de alegria). A diferença foi mesmo brutal! Passado uns dias estava bem. Mas a gravidez foi bem mais dura, fisica e psicologicamente (chorei muito com medo). O segundo parto salvou-me! Afinal eu também sou capaz de parir!
8 anos depois decidimos arriscar novamente. Por enquanto não penso no parto, mas espero voltar a ter um parto natural (sem toque maldoso, sem indução, ...). O bebé ainda é minúsculo e já noto o esforço extra no assoalho pélvico.
Ao início ainda desabafava com amigas e familiares mas percebi que ninguém me percebia e desisti. Como se a recuperação de um parto se limitasse ao que os outros vêm. Nesta gravidez poucos sabem que estou grávida.
Procure ajuda psicológica e, claro, um bom uroginecologista.
Se precisar de desabafar esteja à vontade.
Desejo-lhe uma boa recuperação.

Flor.1987 -
Offline
Desde 09 Fev 2019

Estou grávida do meu segundo filho. Do primeiro, sem hesitar um segundo, desde o primeiro minuto soube que queria cesariana. Morria de medo de acontecer qq coisa, não ter tempo de chegar ao hospital onde estava a ser seguida (privado) e me fazerem um parto normal.
A cesariana em si correu muito bem, mas depois de o ter e o dia a seguir foram horríveis. Não conseguia pegar no bebé, dar a mama só na cama, sentia-me incapacitada e fiquei desanimada com isso. A verdade é que a partir do 3º dia, comecei a recuperar a minha autonomia e quando regressei a casa, já vim sem dores e completamente autónoma.
Mas mantive viva na minha memória a lembrança de me sentir incapacitada nas primeiras horas de vida do meu filho e por isso, desta vez, o parto vaginal também está em cima da mesa...
Ler-vos, fez-me pensar que o que passei com a cesariana, posso passar com o parto vaginal, acrescentando a questão do local do corte, das consequências na sexualidade e na própria feminilidade...
Ora, parir de uma forma ou de outra, é sempre preciso um grande toque de sorte...

Felicidades para todas!

Ana_santosc -
Offline
Desde 06 Jun 2023

Olá Ina, Espero que estejas bem.
Compreendo uma pequena parte do que estás a passar, também fiquei com uma cicatriz mas com a fisioterapia pelvica o desconforto foi dimiundo. Não sei se no teu caso a fisioterapia é uma opção a considerar?!
Acho que após o parto a saúde da mulher deixa de ser prioridade, há uma consulta de revisão e está feito. Depois é a ideia que está enraizada na sociedade que a maternidade é só coisas boas. E as mulheres acabam por sofrer em silêncio e ter um sentimento de culpa que as persegue . Como já alguém disse acima, as pessoas não têm disponibilidade para nos ouvir sobre as questões do parto e facto de não nos sentirmos bem com o nosso corpo. Coragem neste caminho.

Outros tópicos relacionados

mega corrente para...
a minha MARAVILHOSA MADRINHA E GRANDE AMIGA licas 24 prq amanhã o seu gughi passará por uma cirurgia ás donas adenóides,como imaginaram o coração da nossa amiga está já apertadinho mas daqui vai a nossa força espiritual e as nossas megas correntes...
meninas tou chocada
meninas eu estou chocada sei que não é tema do fórum mas tou a ver as noticias e o nosso amado NORTE está a arder literalmente,por isso aqui a todas sem excepção peço uma mega corrente para os bombeiros deste paìs que estão à muitas horas na frente...
a mamã susa precisa de +++++++++
de uma corrente muito positiva... a nossa carolina esta doente,muita tosse,febre, os sapinhos nos pulmões(malditos)e não esta nada bem a minha menina!!!estou super preocupada com a minha menina prq já não tem andado bem e agora mais esta,o meu...
uma corrente para a minha mumy...
olá companheiras de barriga peço a todas sem excepção uma mega corrente para a minha mãe que já tem 59 anos e amanhã entra no hospital pedro hispano para ser operada à visicula,estamos um pouco preocupados prq a minha mumy nestes 2 ultimos meses foi...
peço deculpa -corrente
desculpem meninas não sou brasileira mas temos aqui foristas que o são, estou muito chocada com as imagens que têm entrado na minha/vossa casa estes ultimos dias,as cheias/derrocadas no brasil !! estou triste e chocada não tem um telejornal que não...
preciso de todas...
pois é hoje mais que nunca preciso de uma mega corrente de todas. A minha maria não está bem,desde quarta- feira passada que anda enjoada.come mal,diz-se sem força e com dores de cabeça!!! na sexta fomos ao pediatra e ele examinou-a e concluiu que...