Escrevo aqui com muita hesitação mas com o sentido de dever em partilhar a nossa história, pois poderá alguma de vocês estar a passar pelo mesmo.
Muito resumidamente no espaço de exatamente 1 ano passamos por 3 abortos espontaneos:
1º em 23 de agosto de 2023
2º em 16 de outubro de 2023
3º em 13 de agosto de 2024 (ainda muito recente).
A verdade sempre conhecemos o diagnostico de translocação cromossómica equilibrada pois como é genético e provem do meu lado da familia, onde há um grande historial de abortos. Mas nunca estamos preparados para que efetivamente que essa seja a nossa realiadade, achamos sempre que connosco vai ser diferente mas infelizmente não é. A translocação é equilibrada, ou seja, toda a informação genética está lá mas apenas no sitio errado, que neste caso é são os braços longos dos cromossomas 7 e 18, mas ao juntar a minha informação com o meu marido que está tudo normal, acaba por haver ali uma falha.
Felizmente somos muito bem acompanhados pelo Dr. Luis Vicente nos Lusiadas, mas a verdade é que acaba por ser frustante pois não temos qualquer problema engravidar e de resto está tudo otimos com os dois, mas não conseguimos passar das 9 semanas e em apenas uma das gravidezes é que foi possivel ser visto embrião mas que estaria batimentos cardiacos muito lentos.
Tem sido muito duro mas com a certeza que um dia vamos conseguir, como o dr. nos diz "um dia vai nos sair a lotaria" mas até lá temos de continuar a "jogar".
Um abraço bem apertado para todas vós que passam por perdas e nunca percam a esperança, um dia vamos todas vencer as nossas lutas!