Ola amorinhas!
As meninas que me conhecem aqui, certamente ja viram eu topicos meus, que a minha pipoca anda a ser avaliada para despiste de qualquer vestigio de autismo...
Ela é uma menina completamente normal, como todas as outras crianças da idade dela, mas desconfiou-se no ano passado devido ao facto de ela ter muita dificuldade em relacionar-se com crianças da idade dela (nao acontecia com adultos e crianças mais velhas)na expressão verbal (ela tem dificuldade em formar frases, tipo...tem um vocabulário nornal para a idade mas baralha um pouco as palavras nas frases...
No ano passado tinha tambem muita dificuldade em lidar com a frustração, mas isso já passou, neste momento so t~em alguma dificuldade na formação das frases, mas é algo que tambem já se nota cada dia menos ( 85% do que nos levava a pensar ser autismo ja nao se verifica...
mas ha algo que me tem...dado que pensar...
As crianças com algum grau de autismo podem ter competencias muito acima para a idade...uma das coisas que me assustou, pois desde os 2 e meio que a Zah sabe e reconhece todas as letras do abecedário...
Agora com 4 anos e meio...ela sabe escreve-las todas!!!
Sem copiar!!!
Ela fica no quadro e escreve seja o que for que eu ditar (letra a letra claro)
e se eu lhe mostrar um d por exemplo em minusculo, ela sabe escreve-lo em letra maiuscula...
è normal os miudos aos 4 anos e meio, já o saberem fazer??
Professoras primarias, ha por aqui???
Obrigada beijinhos!
asvezestenhomaufeitio.blogspot.com
Esqueci-me de dizer, que posso ditar tambem as letras em Ingles, que ela as escreve corretamente no quadro...
A educadora dela desvalorizou...mas eu como ando a recolher tudo o que consigo do comportamento dela, para quando for á consulta a coimbra...gostava de saber, se é normal os miudos desta idade ja o saberem fazer. (nunca a ensinei, ela foi aprendendo por ela!)
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Não sei se é normal, mas o meu rapaz fá-lo. Não sabe o alfabeto seguido, mas identifica as letras em maiúsculas e minúsculas em letra de imprensa, em alguns casos, em "handwriting" (desculpa a língua estrangeira, mas "letra manuscrita" soa-me tão mal que deve haver melhor forma de o explicar, LOL)!
Escrever, só o faz em maiúsculas e letra de imprensa mas, verdade se diga, não me parece particularmente dotado para o desenho, LOL!
Madrinha surpreendida e orgulhosa da Igraine e sua Fadinha
Em inglês não o faz pq nunca me dediquei à tarefa de o ensinar, mas sabe algumas palavras soltas em inglês. Não me refiro a saber que, em inglês, panda se diz... "panda", LOL! Mas sabe como se diz ladrar, cão, comer, beber, sopa, obrigado. O básico dos básicos. Pergunta-me, eu respondo, se lhe interessa mesmo fixa a palavra, se não lhe interessa... entra por um ouvido e sai pelo outro.
Madrinha surpreendida e orgulhosa da Igraine e sua Fadinha
Depende do estimulo que ela teve, pode não a ter ensinado, mas a educadora pode ter a estimulado... Quando estava num jardim tinha placards com as letras do abecedário e os meninos já as conheciam e todos os dias chegam lá com uma nova palavra e identificavam onde a tinha de escrever, no entanto, não sabiam escrever as letras, nem no 1º ano sabem... Este ano estive no 1º ano tinha um menino autista, logo no inicio descobrimos que sabia ler... lia tudo. Como? não te sei explicar é um mistério... Ele lia mas não percebia nada do que estava a ler, quando perguntávamos as coisas era incapaz de responder... os colegas aprenderam ao seu ritmo...
Mas com 4 anos não é muito normal ela saber escrever as letras todas, até porque existe um treino por detrás do simples desenho das letras...
Oh T0, estes miudos pah...começam a s fazer estas coisas, e nos ficamos logo a pensar...opah...será que??...Grrrrrrrrrr
Sinceramente ando baralhada...as consultas estão para chegar e cada dia mais acho que ela não tem nada...a sério...
O pai é meio-antisocial e sempre foi desde pequeno...e é horrivelmente inteligente...começo a axar que ela alem de nao ser anti-social como ele, que sai completamente a ele, e andamos aqui aos sustos...lol
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Depende do estimulo que ela teve, pode não a ter ensinado, mas a educadora pode ter a estimulado... Quando estava num jardim tinha placards com as letras do abecedário e os meninos já as conheciam e todos os dias chegam lá com uma nova palavra e identificavam onde a tinha de escrever, no entanto, não sabiam escrever as letras, nem no 1º ano sabem... Este ano estive no 1º ano tinha um menino autista, logo no inicio descobrimos que sabia ler... lia tudo. Como? não te sei explicar é um mistério... Ele lia mas não percebia nada do que estava a ler, quando perguntávamos as coisas era incapaz de responder... os colegas aprenderam ao seu ritmo...
Mas com 4 anos não é muito normal ela saber escrever as letras todas, até porque existe um treino por detrás do simples desenho das letras...
Querida, obrigada pela resposta...
a Zah so entrou na escola em janeiro, esteve comigo em casa desde que nasceu...num país de lingua alemã!!!
So se falava portugues e alemão em casa...e ela ingles so tinha contacto em certos videos infantis em ingles , 30 mim a 1h por dia...mas nao via so em ingles, via em ingles e portuges...mas foi assim que penso que tenha aprendido...
Ela em janeiro foi á primeira psicologa, que me perguntou porque é que ela se exprimia melhor em Ingles que em portugues...pois...nem eu sei!!!!
E sim, ela sabes escrever as letras todas!!!
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Depende do estimulo que ela teve, pode não a ter ensinado, mas a educadora pode ter a estimulado... Quando estava num jardim tinha placards com as letras do abecedário e os meninos já as conheciam e todos os dias chegam lá com uma nova palavra e identificavam onde a tinha de escrever, no entanto, não sabiam escrever as letras, nem no 1º ano sabem... Este ano estive no 1º ano tinha um menino autista, logo no inicio descobrimos que sabia ler... lia tudo. Como? não te sei explicar é um mistério... Ele lia mas não percebia nada do que estava a ler, quando perguntávamos as coisas era incapaz de responder... os colegas aprenderam ao seu ritmo...
Mas com 4 anos não é muito normal ela saber escrever as letras todas, até porque existe um treino por detrás do simples desenho das letras...
Querida, obrigada pela resposta...
a Zah so entrou na escola em janeiro, esteve comigo em casa desde que nasceu...num país de lingua alemã!!!
So se falava portugues e alemão em casa...e ela ingles so tinha contacto em certos videos infantis em ingles , 30 mim a 1h por dia...mas nao via so em ingles, via em ingles e portuges...mas foi assim que penso que tenha aprendido...
Ela em janeiro foi á primeira psicologa, que me perguntou porque é que ela se exprimia melhor em Ingles que em portugues...pois...nem eu sei!!!!
E sim, ela sabes escrever as letras todas!!!
Tudo depende dos estimulos que ela tem. Se ela vê ou via videos em inglês pode ter aprendido dessa forma. Eu aprendi as letras a ver a Rua Sésamo, muito antes de entrar para a escola! Conhecia as letras e sabia escrevê-las só de ver o programa. Por isso acho perfeitamente normal que a tua filhota o faça. Ela provavelmente tem facilidade em reter a informação e capta bem o que vê e ouve nos videos.
"Tu nasceste e eu renasci!"
Sabes querida, eu acho francamente que hoje em dia, os miudos sabem coisas que nós com a idade deles, não faziamos ideia. A minha Mariana só sabe o AEIOU, conta até 15.... diz várias palavras em Inglês... Conhece todas as cores, monta puzzles de várias peças, tem um raciocinio muito rápido. Tiro lhe imensas atividades para fazer da internet. Não sabe o abcedário, porque não minto, mas nunca me dediquei muito a insina-lo, porque achei que era cedo. No entanto, não duvido que se lhe ensinar, não aprenda! Mas sabes, o que nos deixa preplexos muitas vezes, é a linguagem dela. Usa um vocabulário bastante eleborado para a idade dela. Exprime-se melhor do que muitos adultos. Diz e pensa coisas, que ás vezes nos deixam sem saber o que lhe dizer, porque é muito á frente. lol.
A educadora dela chegou a contar me peripécias que aconteram, que elá própria como professora pré primária, verificou não ser usual na idade. O que me explicou é que ela absorve tudo. Não é necessário repetir uma coisa mais que uma ou duas vezes, para não esquecer mais. É um criança muito ansiosa. Grava tudo, e depois utiliza tudo que ouve e aprende nos momentos certos.
E digo te isto tudo, para te mostrar que julgo que não há nada de errado com a tua menina.
Hoje em dia, desprepositadamente, tendemos a simular muito os nossos filhos. A Mariana mexe num computador de uma forma extraordinária, e não sabe ler, o que ás vezes nos deixa a pensar como consegue chegar aonde quer, apenas pelas imagens.
De facto as nossas crianças estão a crescer num mundo muito desenvolvido, o que faz com que automaticamente elas também o sejam. Infelizmente não é muito positivo. Cedo aprendem o bom e o mau.
Mas enfim... tudo tem os dois lados. Há que saber lidar com eles da melhor forma. Eu acho que devemos continuar a exercitar a mente deles, aproveitar o facto de serem miudos/as com olho pá coisa. looooool
Bolos e bolinhos ... para todos os gostos.
https://www.facebook.com/bolosdaritinha2015
É normal se estiveste com ela e a estimulaste ou que tivesse sido estimulada de outra forma. Ja tive alguns alunos autistas e apenas um tinha uma capacidade excepcional e era para desenho. Leitura e matemática era a mesma coisa que nada. Todos os outros não se destacavam em rigorosamente nada. Odiavam leitura, escrita, etc. Apenas gostavam do seu mundo de fantasia, jogos na psp (onde se escondiam da realidade) e mais nada. Desde que haja estímulo é super normal.
Obrigada lindas!!!
Ela aprende muito depressa!!! desenha muito bem, e é muito atenta!!
acho que posso riscar este "ponto" na lista...
Verdade seja dita...na lista somente ja tenho...dificuldade na formação de frases...
Acho que ate ter consulta este desapareça...
asvezestenhomaufeitio.blogspot.com
Olá querida.
Sou educadora e aos 4 anos e meio acho normal isso... ficou em casa contigo até Janeiro, via desenhos animados em 2 linguas. É normal o desenvolvimento dela ser assim...
O meu filho so começa a escola na segunda feira. Mas devido ao facto de estar em casa das avós e nas férias estar comigo ele sabe contar até 20 (aos 2 anos já sabia até 10), sabe as cores (soube-as aos 2 anos), sabe as vogais e sabe que a letra do nome dele é um A e já o sabe fazer. Sabe também fazer o nº1, 2 e 3. sabe fazer os conjuntos simples entre desenhos e numeros e sabe associar numeros a desenhos. Sabe todos os nomes dos jogadores do SLB só por ver jogar na talevisão e apanha os nomes... qual não é o meu espanto quando ele me diz: "oh mae, o Cardozo é o numero 7 e sabes que o Jorge Jesus treina-o?"
Como aprendeu? Desenhos animados educativos... e a parte do futebol a televisao mesmo! Algum estimulo da nossa parte... sou educadora e talvez tenha puxado um bocadinho por ele.
Mas não acho anormal a tua filha... ok, não se relaciona com os outros, pode ser problema de relação e não autismo. Autismo abrange muitas coisas... as que apresentas são algumas, as palavras, frases, relacionamento... no entanto já viram avanços... Pode também ter sido da adaptação à escola... não sei.
Mas não me parece autismo... Mas se for não é um bicho de sete cabeças
Calma!
Se vires que posso ajudar em alguma coisa podes mandar MP.
Olá mamã,eu acho q é normal.Tudo vai dos estimulos q eles recebem daquilo que os rodeia.. podes duvidar mas a minha filha sabe contar até trinta e conhece/diz as letras do abecedario todo corretamente. Por vezes eu digo com ela e é do genero, ela diz A eu digo B ela diz C.. os numeros igual. Conhece as cores quase todas. Tem 26 meses!
MamãRaquel
Obrigada lindas!!!
Ela aprende muito depressa!!! desenha muito bem, e é muito atenta!!
acho que posso riscar este "ponto" na lista...
Verdade seja dita...na lista somente ja tenho...dificuldade na formação de frases...
Acho que ate ter consulta este desapareça...
Olá Kris, tudo bem?
Já pensaste no facto de a tua menina poder ser sobre dotada? Quero com isto dizer que pode ter um quociente de inteligência (QI) acima do normal? Não tenho muita informação sobre isso, mas sei que as crianças necessitam de acompanhamento, de mais estímulos.
Foi a 1ª coisa de que me lembrei depois de ler o teu post.
Beijinhos
EDITEI para corrigir um erro
as arvores morrem de pe
xana
Bem, meninas, ja nem sei o que pense!!!
Uma coisa é certa, se for algo é muito ao de leve...isso todos temos a certeza!!!
Xana, nao sei eu li um artigo que ha crianças dotadas que sao avaliadas de autistas erradamente...e por incrivel que pareça, eram crianças com atraso acentuado na fala...inclusive foi uma menina que meteu aqui esse post aqui no forum, mas nao fixei...
Sabes o que esta a minha a fazer agora??
esta aqui a ouvir Alicia Keys...e a cantar!!
ADORA!!!
e nao gosta de musicas para miudos...
ai ai...enfim!!LOL
obrigada a todas por me aturarem!!!
asvezestenhomaufeitio.blogspot.com
Bem, meninas, ja nem sei o que pense!!!
Uma coisa é certa, se for algo é muito ao de leve...isso todos temos a certeza!!!
Xana, nao sei eu li um artigo que ha crianças dotadas que sao avaliadas de autistas erradamente...e por incrivel que pareça, eram crianças com atraso acentuado na fala...inclusive foi uma menina que meteu aqui esse post aqui no forum, mas nao fixei...
Sabes o que esta a minha a fazer agora??
esta aqui a ouvir Alicia Keys...e a cantar!!
ADORA!!!
e nao gosta de musicas para miudos...
ai ai...enfim!!LOL
obrigada a todas por me aturarem!!!
Juro que foi a 1ª coisa que me veio á mente quando li o teu post. Eu sei das dificuldades das crianças com QI mais elevado porque, como apanham mais rapidamente os conhecimentos, que os outros meninos, acabam por serem extremamente ansiosos, irrequietos,têm dificuldades de concentração e acabam por criarem o seu próprio mundo.
Pois...tás a ver...ela já revela uma personalidade muito própria, até nas preferências musicais.
Sinceramente eu explorava melhor esse lado. Ela pode apenas precisas que estímulos maiores. É uma castiça a tua menina
Beijinhos
as arvores morrem de pe
xana
sempre estimulei mt o meu pirralho e ele sabe o abecedário praticamente todo, e se lhe for dizendo as letras ele sabe escreve las se n todas, praticamente todas, inclusivamente as inglesas! sabe ler por sílabas... tipo p+o faz po....
ultimamente c a vinda dos babes, gravidez de risco, internamentos, etc.. tnh andado a negligenciar mt a estimulação q sp lhe fiz, portanto se tivesse continuado a esta altura tenho a certeza q já saberia ler mt melhor!
portanto, n será por aí..
sabe imensas palavras em inglês e tem uma memória assustadora :p
eu ouço música um cadito da pesada (tb, mas n só) e ele sabe algumas músicas, claro q num inglês mt próprio ou seja, diz o q ouve, n são as palavras! mas gosta tanto dessas, cm das infantis...
tem um interesse mt particular plo corpo humano, funcionamento, orgãos, etc... qd fez 4 anos, dei lhe um jogo sobre isso, e já há mt tempo q n lhe pegava, há dias "desbobinou" as coisas todas, tipo o maior osso do corpo humano, os menores, qts orgãos existem de cada (qts rins, qts pulmões, etc).. isto tem mm a ver c o interesse dele, é a cena dele! qt ás letras e númeors, tem mt a ver c a estimulação q lhe dei!
tnh a certeza d q ele n tem qq desvio comportamental, social, o q for no entanto em festinhas c outros meninos, ele q n é tímido, prefere brincar sozinho!
Os 3 melhores PTC's! Já ganhei acima dos 100euros, e tu?
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=turtleeyes
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Qualquer dúvida, sabem onde me encontrar :p
Ó Cristiana tu esquece-me o autismo...
Obviamente q precisava de mais dados para te dar a minha opiniao mas o q aqui referiste nao me parece nada.
eu sou educadora de infancia e tenho pos graduacao em intervencao precoce...
A triade caracteristica do autismo é: 1 grandes dificuldades na interacao com os pares e na compreensao/entendimento da prespetiva do outro, 2 esteriotipias (determinados gestos e tiques exibidos de forma constante) e 3 dificuldades ao nível da expressao verbal (desv. linguistico)
As lacunas q referes ao livel do discurso oral/competencias linguisticas nao sao bem claras, mas ainda assim nao me parece que seja algo caracteristico do autismo. As crianças c autismo nao compreendem a ironia, metaforas, têm dificuldades em recontar sequencias de acontecimentos e fazem muitas vezes ecolália (ou seja repetem o que ouvem, por exemplo: tu perguntas: de que cor é a bola? e a criança responde: De que cor é a bola?...
espero ter me feito entender
Ja li muitas vezes q a tua menina ficou ate tarde em casa e provavelmente deve-se a isso...
E claro que é super super normal ela escrever as letras todas com essa idade sem copiar: os meus meninos c essa idade tb o fazem e ate escrevem a data
Ja tive uma menina de 2 anos e meio que tb escrevia o nome e todas as letras do alfabeto e claro que a menina nao tem nenhuma necessidade educativa especial...
nos qd somos maes so vemos o mal relaxa
eu qd soube q ia ter uma menino (e como vejo tantos problemas na minha área) pensei logo em mil problemáticas...os meninos sao muito mais afetados do q as meninas ...
enfim...coracao de mae a falar
um beijinho e felicidades
Amo-te muito meu querido <3 <3 <3 <3
Ola Pipoca doce!
Sim querida eu percebi...até eu tenho tido tantas consultas na psicologa da Zah que vou começando a entender ate termos tecnicos!!!
sabes, eu ando assim meio" perdida" devido aos relatórios que tenho...
O relatório que foi feito por uma equipe multidisciplinar diz:
Autismo: nao se verifica
No da psicologa da escola diz:
Autismo: Leve!!
E eu fico assim...enquanto nao tiver certezas ando assim...Por exemplo, ela têm dificuldades em recontar sequencias de acontecimentos, esse é um dos pontos tambem...
Ecolália nao ...
Olha esta semana aconteceu algo engraçado...a psicologa da escola uma vez chamou-me a atenção, o facto de ela ir para a casa de banho mexer na agua...que lhe parecia ter uma obsessão em lavar as mãos...eu nuinca tinha visto tal coisa ca em casa, ela brinca com a gua, mas nada de estranho...
na sexta fui busca-la e diz a educadora: Oh mãe, a Zah nao gosta nada de lavar as mãos, ja viu??
Eu fiquei tipo?? Enato mas a psicologa disse-me que ela aqui tinha uma obsessão em lavar as mãos!!! perguntou-me se em casa tambem o fazia...e responde a educadora:
Ah masss nao era a lavar as mãos...ela gostava era de brincar com a agua!!!!
pronto...
ando assim...meio perdida...so quero mesmo que comecem as consultas em coimbra!!!!
asvezestenhomaufeitio.blogspot.com
Olá KristianaZ o meu filho tem a mesma idade que a tua (nasceu em 4/2009) e faz o mesmo que a tua mas também tem algumas dificuldades ao nível da interacção social.
Por aquilo que dizes, parece que a tua filha tem um desenvolvimento normativo mas que tem carências de relacionamento social. Isso pode dever-se ao facto de ter tido pouco contacto com outras crianças ou devido à personalidade dela.
Quanto à suas capacidades para aprender outras linguas (apesar de não conseguir explicar porque consegue verbalizar melhor em inglês que nas outras duas) acho que te vou dar uma boa noticia: a tua filha vai ter sempre muita facilidade em aprender novas linguas. Isto porque o seu desenvolvimento (com português e alemão em simultaneo) lhe permitiu um desenvolvimento mais "aprofundado" do entendimento da linguagem e a sua aquisição é "diferente" das outras crianças (e até de outros adultos que só se tenham relacionado com 1 língua ao longo do desenvolvimento).
No entanto, a sua capacidade verbal também pode ser afectada devido a isso. Apesar das crianças que crescem em ambientes multilingues conseguirem aprender as duas, terem após essa aprendizagem grande facilidade em aprender novas línguas tendem a ter mais dificuldade inicialmente em ter um discurso "coerente" e "bem delineado" nomeadamente em relação ao uso de ambas de forma "misturada" comparando com crianças que somente aprendam uma língua. Mas isso pode ser ultrapassado com alguma ajuda.
No entanto, estou a comentar pelo que aqui escreves-te (sou licenciada em Psicologia) mas os dados que tenho são muito limitados. Se estão a fazer o despiste para autismo é porque acharam importante fazê-lo (e não quero minimizar o trabalho de ninguém) e pode também ter sido feito precisamente para despistar e poderem, posteriormente, intervir naquilo que é mesmo necessário.
Ps: a questão da sobredotação é complexa (o meu filho aprendeu o alfabeto em inglês sozinho a ver um video no youtube )e, por isso e outras coisas, também cheguei a pensar nessa hipótese mas não me parece que estejam reunidas as condições para considerar a tua filha (ou o meu
) como sobredotados. Acredito que são muito inteligentes (apesar que, no caso da tua filha não a conheço e só estou a falar pelo que relatas aqui).
Quanto à questão de os autistas serem supostamente muitas vezes sobredotados - é um mito. Por norma, é o contrário que acontece - apresentam uma ligeira deficiência mental.
Olá.
Olha lá, mulher, não stresses tanto!!
Nas consultas, os profissionais avaliarão e, se necessário, farão a intervenção adequada.
Não podemos avaliar uma situação somando itens como uma lista, porque há pontos que se verificam em coisas bastante díspares. Por exemplo, há comportamentos que tanto se inserem em sobredotação como em autismo. Portanto, para quê começar já a fazer contas?
Quanto às frases, cada criança tem o seu ritmo. Poderia ter a ver, por exemplo, com dislexia. Mas é tão cedo para ver isso. Ainda falta começar a escola. Até lá, também depende muito dos estímulos e andar a traçar metas sem eles começarem a aprender academicamente só faz com que nos sintamos confusas a tentar perceber no que está muito bem ou muito mal.
Quanto a autismo, ele nem sequer é algo de muito bem definido, pois apresenta um alargado espectro. Há o Asperger também..
Pode ser muita coisa, mas na volta não vai ser é coisa nenhuma.
Como os mais velhos dizem, é preciso é que seja saudável e perfeitinho.
Portanto, nada de stresses nem confusões.
Beijinhos.**
**feijão**
Olá KristianaZ o meu filho tem a mesma idade que a tua (nasceu em 4/2009) e faz o mesmo que a tua mas também tem algumas dificuldades ao nível da interacção social.Por aquilo que dizes, parece que a tua filha tem um desenvolvimento normativo mas que tem carências de relacionamento social. Isso pode dever-se ao facto de ter tido pouco contacto com outras crianças ou devido à personalidade dela.
Quanto à suas capacidades para aprender outras linguas (apesar de não conseguir explicar porque consegue verbalizar melhor em inglês que nas outras duas) acho que te vou dar uma boa noticia: a tua filha vai ter sempre muita facilidade em aprender novas linguas. Isto porque o seu desenvolvimento (com português e alemão em simultaneo) lhe permitiu um desenvolvimento mais "aprofundado" do entendimento da linguagem e a sua aquisição é "diferente" das outras crianças (e até de outros adultos que só se tenham relacionado com 1 língua ao longo do desenvolvimento).
No entanto, a sua capacidade verbal também pode ser afectada devido a isso. Apesar das crianças que crescem em ambientes multilingues conseguirem aprender as duas, terem após essa aprendizagem grande facilidade em aprender novas línguas tendem a ter mais dificuldade inicialmente em ter um discurso "coerente" e "bem delineado" nomeadamente em relação ao uso de ambas de forma "misturada" comparando com crianças que somente aprendam uma língua. Mas isso pode ser ultrapassado com alguma ajuda.No entanto, estou a comentar pelo que aqui escreves-te (sou licenciada em Psicologia) mas os dados que tenho são muito limitados. Se estão a fazer o despiste para autismo é porque acharam importante fazê-lo (e não quero minimizar o trabalho de ninguém) e pode também ter sido feito precisamente para despistar e poderem, posteriormente, intervir naquilo que é mesmo necessário.
Ps: a questão da sobredotação é complexa (o meu filho aprendeu o alfabeto em inglês sozinho a ver um video no youtube
)e, por isso e outras coisas, também cheguei a pensar nessa hipótese mas não me parece que estejam reunidas as condições para considerar a tua filha (ou o meu
) como sobredotados. Acredito que são muito inteligentes (apesar que, no caso da tua filha não a conheço e só estou a falar pelo que relatas aqui).
Quanto à questão de os autistas serem supostamente muitas vezes sobredotados - é um mito. Por norma, é o contrário que acontece - apresentam uma ligeira deficiência mental.
DMRS...eu nao penso muito no facto de ser sobredotada...pois como disse, li o artigo, mas ão refleti muito no assunto...
que ela ´´e inteligente...sim é...mas acho que saí ao pai...

Ela agora nao mistura as línguas...
Como eu disse anteriormente, em setembro, quando começou a ser avaliada pela equipa multidisciplinar ela tinha um comportamento que me levava a pensar que talvez...devido á forma como lidava (mal) com a frustração, mas por exemplo, a Zah nunca se fechou no seu mundo...podia por vezes ir brincar sozinha por nao saber exatamente como brincar com as outras crianças, mas nao parecia ficar num mundo aparte!
tambem noto que ela fora de casa não é tao espontanea como é em casa...
Ela antigamente por exemplo por vezes ignorava-nos quando a chamavamos...agora nao, responde sempre, faz recados (tipo se digo tira ou mete isto no frigorifico, leva isto para a casa de banho, vai-te lavar, etc...ela faz...inclusive ja sabe fazer a higiene sozinha so precisa de ajuda com o cabelo, porque é enorme e encaraculado)
Nao sei, como ves, ando um bocadinho perdida...mas mais ansiosa...
obrigada
beijinho
asvezestenhomaufeitio.blogspot.com
Bem minha querida, realmente percebo a tua preocupacao...essa indefinicao dos profissionais q estao c a tua filha é um escandalo...
essa da agua...enfim, uma idiotice
So nao percebo determinados diagnosticos assim feitos em cima do joelho...e essa do autismo leve...enfim...ou é autismo de alto funcionamento ou baixo funcionamento....ate pelos termos usados se vê a falta de rigor cientifico...
olha mas p te acalmares e tirares as duvidas pk nao vais a uma consulta especifica sobre a problematica ?
os melhores sitios sao no porto e coimbra...nao me recordo assim de cor os nomes (depois de ser mae fiquei sem memoria nenhuma lol )mas em outubro a professora do ensino especial ja inicia a sua pratica no infantario onde trabalho e eu depois pergunto lhe e venho te ca dizer
uma beijoca grd
Amo-te muito meu querido <3 <3 <3 <3
Bem minha querida, realmente percebo a tua preocupacao...essa indefinicao dos profissionais q estao c a tua filha é um escandalo...
essa da agua...enfim, uma idiotice
So nao percebo determinados diagnosticos assim feitos em cima do joelho...e essa do autismo leve...enfim...ou é autismo de alto funcionamento ou baixo funcionamento....ate pelos termos usados se vê a falta de rigor cientifico...
olha mas p te acalmares e tirares as duvidas pk nao vais a uma consulta especifica sobre a problematica ?
os melhores sitios sao no porto e coimbra...nao me recordo assim de cor os nomes (depois de ser mae fiquei sem memoria nenhumalol )mas em outubro a professora do ensino especial ja inicia a sua pratica no infantario onde trabalho e eu depois pergunto lhe e venho te ca dizer
uma beijoca grd
Ola linda!!
Olha a psicóloga disse-me que se qualificava como autismo leve, moderado, grave, e muito grave!!
Quanto a ir a um especialista...ela vai...a coimbra, mas as consultas são demoradas!!!
Podia ir a Aveiro, mas não tenho tão boas referencias como em Coimbra...prefiro esperar um bocadinho mais, mas saber que ela está em boas máõs!!
Beijoca e muito obrigada!!
asvezestenhomaufeitio.blogspot.com
Olha a psicóloga disse-me que se qualificava como autismo leve, moderado, grave, e muito grave!!
E é mesmo assim. Há várias "vertentes" de autismo. Aliás não há "autismo" mas sim um "espectro de autismo" precisamente por englobar muitas coisas e por elas, apesar de apresentarem alguns elementos em comum, serem diferentes entre si.
Mas há casos e casos. E há casos em que uma criança com autismo nunca consegue evoluir e há outros em que conseguem (e claro que uma criança com autismo leve tem muito mais facilidade em recuperar do que uma com autismo grave). Depois, a tendência também é tentar não rotular a criança que tem autismo precisamente para que não se veja a criança como incapaz de evoluir (porque não o é) mas muitas vezes só o peso do diagnóstico é suficiente para que seja discriminada ou subvalorizada em determinados contextos.
Eu penso que seja natural estares ansiosa. É a tua filha e preocupas-te. Ela está a ser seguida o que já é óptimo. No entanto, se tens dúvidas sobre o diagnostico podes sempre pedir uma segunda opinião.
Pelo que relatas a tua filha realmente apresentava algumas características de autismo e ouve um diagnóstico. Achas que as melhorias dela advêm da intervenção da equipa que lidava com ela ou eles não interviram e essa evolução deveu-se a ela mesma?
De nada Bjnho