Boa Tarde
Estou a ser seguida no CMIN há dois anos (lista de espera para doação de gametas masculinos) e nesta ultima consulta a médica informou que se os meus níveis da tiroide não estivessem a pelo menos 2.5 mUI/L na altura de fazer o tratamento que o tratamento não ia ser realizado. Fiquei em panico..
-
No inicio desta jornada os meus valores estavam a 8.4 mUI/L com T4 Livre a 1.13 ng/dL. Disse-me logo que os valores estavam muito altos mas que tinha tempo para coloca-los em valores normais. Pois bem com esta informação o médico de família mandou me tomar Levotiroxina e como os valores de referencia eram 0.550-4.780 mUI/L quando em Dezembro de 2024 os valores foram para 4.969 mUI/L pensei que estava quase a alcançar essa meta e fiquei mais descansada, quando a médica me manda com a bomba que posso ter perdido 2 anos da minha vida para nada fiquei sem chão.
Ontem a repetir as analises os valores voltaram a subir para os 5.190 com T4 Livre a 1.11 ng/dL (normal).
Sinto me a ficar sem tempo pois não sei como andam as listas de espera mas na altura disseram entre 2 e 3 anos e já se passaram 2...
O médico de família não manda para endocrinologia pois o meu diagnostico é hipotireoidismo subclínico ou seja não é "grave" e a médica do CMIN não consegue enviar por eu não residir na zona Porto/Gaia.
Alguém com recomendações do que posso fazer para baixar estes valores até Novembro que é quando tenho a próxima consulta?
-
Já agora, há cerca de 2 meses fiz analises também ao acido fólico em que o resultado foi 5.36 ng/mL (valores normais > 5.38 ng/mL) e como estava ligeiramente baixo o médico de família passou acido fólico e subiu para 21.05 ng/mL. É normal esta subida acentuada num período de nem de 2 meses?
Obrigada