A minha filha tem 39 meses e para comer é um castigo, nunca tem apetite...
Todas as manhãs é um castigo, para almoçar, bebe um pouco de leite e não come mais nada porque não gosta. Nem pão, bolachas, pães de leite, nada mesmo e nem posso insistir muito senão vomita.
Tem sido muito complicado, mesmo no infantário vomita várias vezes e na hora do lanche pouco come.
Alguém que já tenha passado por isso, que me dê uma luz por favor.
Um dos grandes problemas é que tem vindo a perder peso, com esta situação.
É desesperante...
A minha mais velha vomitava (quase) todos os dias até aos 2 anos (não sei precisar meses, nunca fiz essa contagem), sem que nada de errado fosse diagnosticado em qualquer exame ou análise. Eu também. Passou de um dia para o outro. Em bebé, não engolia uma única gota de leite acordada, só a dormir é que ia bebendo e muito abaixo das quantidades recomendadas. Quanto a quantidades, ainda hoje, com praticamente 12 anos, não come mais do que um iogurte natural ao pequeno almoço e os irmãos, com 9 e 7 anos, também só iogurte ou leite. Se não lhes der, como acontece ao fim de semana quando acordam horas antes de nós, não comem nada. Se me esqueço de lhes dar o lanche, não me pedem. Em todas as refeições passam mais tempo a espalhar a pouca comida que têm no prato do que a comer e comem claramente muito menos do que a sociedade considera normal. Nunca ouvi nenhum deles dizer que tem fome ou pedir para comer. Mas cresceram sempre bem, dentro do seu percentil, e são raras as vezes que ficam doentes. Com o tempo e ao ver como estão bem, uma pessoa aprende a relativizar e deixa de desesperar a tentar forçar que comam mais do que o que querem. Hoje, não é de todo algo que me preocupe.
O que diz o pediatra da sua filha? Tem crescido bem ou houve alguma queda abrupta? Alguma vez avaliaram o motivo de vomitar? Isso parece-me importante, pode haver algo que requeira tratamento ou uma adaptação na dieta. Descartando algum problema, é relativizar. Há imensas crianças que não gostam de comer e, sinceramente, nenhuma criança precisa de comer pratos cheios para ser saudável. Pelo contrário, é até mais vantajoso que se habituem a comer pouco do que muito e a não comer para além das suas necessidades.
Tenho 5 filhos, e os 3 mais velhos, muito sinceramente parece que são movidos a ar, literalmente se ninguém lhes der comer também não pedem e nunca dizem que tem fome, o mais velho(tem 16 anos) desde os 14 que começou a comer melhor,mas mesmo assim menos do "que é suposto". Os 2 mais novos temos que dizer que já chega porque comem por eles e pelos irmãos.
Eu em pequena (até aos 12 anos) praticamente não comia, e mesmo hoje em dia às vezes esqueço me de comer, raramente sinto fome, o meu marido é como os mais novos, está sempre cheio de fome e come este mundo e o outro.
Dos 5, só a bebé de 10 meses é gordinha(bem gordinha mesmo), todos os outros (mesmo o de 3 anos que come mais que eu e que os irmãos) são magros. Nenhum até á data de hoje tomou um antibiótico. O pediatra diz que na adolescência mudam, e efetivamente com o mais velho "acertou".