Olá mamãs!
A minha tartaruga já se arrasta para todo o lado cá em casa e ando a dar em maluca por causa da limpeza do chão, pois ele anda por todo o lado, coloca as mãos na boca e até coloca a boca no chão.
Eu e o pai tiramos os sapatos quando chegamos da rua e eu limpo vários vezes os chão mas não consigo controlar "as visitas" que vêm com os sapatos da rua e sabe-se lá que sujidades trazem. Nunca fui muito rígida em relação à esterilização pois acredito que só assim eles ganham imunidades mas para mim as solas dos sapatos são o pior que há pois no chão da rua há todo o tipo de porcarias que nem se imagina!
Gostava de saber como fizeram/fazem nestas alturas? Estou a ser demasiado paranóica com a limpeza? Devo deixá-lo andar à vontade mesmo com visitas? Ou será normal pedir às visitas que coloquem aquelas mini protectoçoes de sapatos como utilizam nos berçários quando algum pai entra na sala?
Em minha casa ninguém anda calçado. Antes de ter a minha filha não "exigia" que as visitas tirassem os sapatos, mas depois que ela começou a gatinhar pedia educadamente "não se importam de tirar os sapatos à entrada? é que a menina anda sempre pelo chão". Nunca ninguém me disse que não e nem eu vejo problema em pedir isso
Eu fui sempre muito descontraída em relação a essas coisas. Nunca pedi às visitas para se descalçarem e eu, por norma, se chego a casa e já não saio tiro os sapatos, mas se volto a sair não. As minhas filhas gémeas ficaram em casa até aos 2 anos e nunca tive preocupações especiais, a empregada andava com o calçado da rua e nós, quando íamos almoçar a casa (praticamente todos os dias) também não. Limpeza era a normal, com duas bebés para tomar conta não pedia à senhora para ter tudo impecavelmente limpo. A prioridade era cuidar delas, a cozinha era lavada diariamente mas o resto da casa (chão de madeira) não. A verdade é que nunca ficaram doentes em 2 anos, nunca tiveram gastroenterites nem nada do género. Sinceramente, não vejo necessidade de ser demasiado rígida com as limpezas, até porque a sujidade perigosa está onde menos esperamos. Por exemplo, é mais sujo (mas muito mais!) um teclado de computador do que uma tampa de sanita.
Colada
Descobri já tinha 2 mesinhos 27-01-2015
"Estas quase chegar minha pequenina ":X
"Momento mais lindo da minha vida , apesar de todas as dores no momento que nasceste , és a pessoa mais importante do mundo , AMO-TE MUITO MUITO minha princesa Leonor. 15/09/2015 11:05 "