Boa noite a todas venho aqui deixar o meu testemunho, pois se tem sido útil para mim ler alguns relatos, acredito que o meu também possa ajudar/elucidar alguém.
Estou numa relação longa (de 11 anos). Tenho 36 anos neste momento, perto dos 37.
Há cerca de 8 anos ou algo que o valha, decidi deixar de tomar a pílula e deixar "ao acaso" dado que sabia de antemão que o marido teria algum constrangimento a nível de concepção, porém não sentia nenhuma urgência em ser mãe (na verdade durante muito tempo nem pensei nisso)
Anos volvidos.... Nada.
No início de 2023 e porque a biologia não dá tréguas, decidi que não podia adiar mais esta decisão, que visto estava que nao aconteceria de forma natural.
Falei com a minha médica de família que me encaminhou para o CIRMA, tendo o processo sido aceite em Março de 2023.
Sou chamada para a primeira consulta em Novembro de 2023.Faco análises e ecografia - tudo ok sem qualquer alteração. O marido faz o espermograma - muitos espermatozóides e o suficiente com formas normais porém preguiçosos. Quase todos com progressão lenta ou "in situ", 0% com progressão rápida.
A médica do cirma diz nos não existir causa para a infertilidade pois mesmo com o resultado obtido uma Gravidez natural poderia ser viável. Imediatamente encaminha-nos para a realização de FIV, com indicação de que a espera de estima de 1 ano a 1 ano e meio.
Em Setembro ligam me para ir a consulta e iniciar os tratamentos.
Indicação para iniciar vitaminas e a medicação após a menstruação. Injeções diárias durante 7 dias para estimulação ovárica (puregon e nos dois últimos dias adicionar o orgalutran). Ao 8o dia fiz analises clínicas e ecografia (total de 11 folículos contados mas alguns pequenos) mais 1 dia de injeções e no dia seguinte injeções e Ovitrelle e decapeptyl
36 horas depois marcada a punção folicular.
Ao contrário do que julgava não custou nada, tive 0 dores após. Resultado dito no momento:foram colhidos 12 ovocitos. Fiquei muito feliz pois do que tinha lido e do que me disseram tinha sido um muito bom resultado.
No dia seguinte sabia que ia receber um telefonema do laboratório a indicar os resultados: dos 12, 6 imaturos. Dos 6 maduros apenas 4 com fecundação normal.
Baixa taxa de maturidade. Deceção... As expetativas era bem mais altas.
Hoje recebi o novo contacto tão aguardado (ao 5o dia)
Dos 4 apenas um desenvolveu para blastocisto. Mais uma deceção..
É é neste ponto que me encontro hoje. Sabendo existir apenas uma hipótese de transferência e que se não resultar terei de repetir todo o processo (não sei quando ou em que moldes)
A fase pior foram as injeções (odeio agulhas mais ainda do que já sabia que odiava) a barriga muito inchada, o peito muito sensível (especialmente nos últimos dias das injeções e perto da punção) e a dor nos ovários até a andar...
Alguém passou por situação idêntica que possa dar o seu contributo? Acredito que para quem possa estar a ponderar o processo idêntico possa perceber pelo menos os timmings de espera e como o processo se desenvolve para poder tomar uma decisão mais informada com o meu contributo.
Força para todas nós!