Cirma 2024 - testemunho | De Mãe para Mãe

Cirma 2024 - testemunho

Responda
20 mensagens
M-al@ -
Desde 12 Out 2024

Boa noite a todas venho aqui deixar o meu testemunho, pois se tem sido útil para mim ler alguns relatos, acredito que o meu também possa ajudar/elucidar alguém.

Estou numa relação longa (de 11 anos). Tenho 36 anos neste momento, perto dos 37.
Há cerca de 8 anos ou algo que o valha, decidi deixar de tomar a pílula e deixar "ao acaso" dado que sabia de antemão que o marido teria algum constrangimento a nível de concepção, porém não sentia nenhuma urgência em ser mãe (na verdade durante muito tempo nem pensei nisso)
Anos volvidos.... Nada.
No início de 2023 e porque a biologia não dá tréguas, decidi que não podia adiar mais esta decisão, que visto estava que nao aconteceria de forma natural.
Falei com a minha médica de família que me encaminhou para o CIRMA, tendo o processo sido aceite em Março de 2023.
Sou chamada para a primeira consulta em Novembro de 2023.Faco análises e ecografia - tudo ok sem qualquer alteração. O marido faz o espermograma - muitos espermatozóides e o suficiente com formas normais porém preguiçosos. Quase todos com progressão lenta ou "in situ", 0% com progressão rápida.
A médica do cirma diz nos não existir causa para a infertilidade pois mesmo com o resultado obtido uma Gravidez natural poderia ser viável. Imediatamente encaminha-nos para a realização de FIV, com indicação de que a espera de estima de 1 ano a 1 ano e meio.
Em Setembro ligam me para ir a consulta e iniciar os tratamentos.
Indicação para iniciar vitaminas e a medicação após a menstruação. Injeções diárias durante 7 dias para estimulação ovárica (puregon e nos dois últimos dias adicionar o orgalutran). Ao 8o dia fiz analises clínicas e ecografia (total de 11 folículos contados mas alguns pequenos) mais 1 dia de injeções e no dia seguinte injeções e Ovitrelle e decapeptyl
36 horas depois marcada a punção folicular.
Ao contrário do que julgava não custou nada, tive 0 dores após. Resultado dito no momento:foram colhidos 12 ovocitos. Fiquei muito feliz pois do que tinha lido e do que me disseram tinha sido um muito bom resultado.
No dia seguinte sabia que ia receber um telefonema do laboratório a indicar os resultados: dos 12, 6 imaturos. Dos 6 maduros apenas 4 com fecundação normal.
Baixa taxa de maturidade. Deceção... As expetativas era bem mais altas.
Hoje recebi o novo contacto tão aguardado (ao 5o dia)
Dos 4 apenas um desenvolveu para blastocisto. Mais uma deceção..
É é neste ponto que me encontro hoje. Sabendo existir apenas uma hipótese de transferência e que se não resultar terei de repetir todo o processo (não sei quando ou em que moldes)
A fase pior foram as injeções (odeio agulhas mais ainda do que já sabia que odiava) a barriga muito inchada, o peito muito sensível (especialmente nos últimos dias das injeções e perto da punção) e a dor nos ovários até a andar...

Alguém passou por situação idêntica que possa dar o seu contributo? Acredito que para quem possa estar a ponderar o processo idêntico possa perceber pelo menos os timmings de espera e como o processo se desenvolve para poder tomar uma decisão mais informada com o meu contributo.
Força para todas nós!

AnaCris58 -
Desde 23 Out 2024

Olá. Muito obrigada pelo teu testemunho. Estou em lista de espera para primeira consulta no CIRMA e as tuas palavaras ajudam muito a preparar para o que aí vem.
Há algo que devamos fazer em preparaçaõ para a primeira consulta, tenho pensado se nao seria bom fazer um diário da menstruação e ovulação um pouco mais detalhado. Achas que valerá a pena?

M-al@ -
Desde 12 Out 2024

Olá!! Ainda bem que posso ajudar.... Quando eu comecei também não sabia bem o que esperar e como seria o processo e não encontrei informação muito detalhada.
No meu caso não fez qualquer diferença. Eu tenho ciclos regulares. A única coisa que perguntaram foi quando ocorreu a última menstruacao. Depois o início dos tratamentos propriamente ditos na consulta prévia dão te o receituário e tu é que informas no dia em que te surge o período o cirma por email e eles mandam-te iniciar conforme o dia em que tal ocorra.

Beijinhos e qq coisa que possa ajudar dispoe

_juanita_ -
Desde 26 Out 2024

Olá M-al@,
Espero que o resultado seja positivo e que o processo não tenha sido em vão.
Agradeço o teu contributo porque eu própria vou ter a consulta de preparação para a FIV no CIRMA (novembro) . Sabes dizer-me se após essa consulta podemos começar imediatamente o tratamento, ou seja, logo após a menstruação? Ou teremos ainda mais tempo de espera?
Explicaram-te porque motivo ficaste com tão poucos ovócitos viáveis?
Obrigada e boa sorte!

M-al@ -
Desde 12 Out 2024

Olá Juanita!
Assim espero também.... Vamos ver, é levar dia de cada vez. Na verdade há coisas que não estão sobre o nosso controlo e está é uma delas. É confiar no processo e esperar o melhor.
Se já vais ter a consulta de preparação para a fiv (no meu caso foi a segunda consulta após a espera de quase um ano, e se for como no meu caso, que suponho que sim se na primeira após os exames já te deram essa indicação, vais já com as receitas prescritas para a medicação e inicias logo após te aparecer o período (um ou dois dias depois).
Não me explicaram o porquê. Quem liga depois é senhor do laboratório, muito simpático e que responde a todas as perguntas que colocares, mas o facto é que tive uma baixa taxa de maturidade e como ele disse "é sempre a descer" ou seja, é normal que nem todos os fecundados desenvolvam a blastocisto. Do que eu estive a ler tem a ver com a própria qualidade dos gâmetas, o que acontece de igual forma numa gravidez natural. Os que já não são viáveis, por mutações ou outras questões que invalidariam bebe saudável param o desenvolvimento.... É o que é... A idade talvez tb não ajudará. Após os resultados não houve mais nenhuma consulta com a médica pelo que não pude ainsa saber mais detalhes.
Beijinhos e boa sorte para o teu processo e qualquer dúvida que eu possa ajudar, estou aqui

_juanita_ escreveu:
Olá M-al@,
Espero que o resultado seja positivo e que o processo não tenha sido em vão.
Agradeço o teu contributo porque eu própria vou ter a consulta de preparação para a FIV no CIRMA (novembro) . Sabes dizer-me se após essa consulta podemos começar imediatamente o tratamento, ou seja, logo após a menstruação? Ou teremos ainda mais tempo de espera?
Explicaram-te porque motivo ficaste com tão poucos ovócitos viáveis?
Obrigada e boa sorte!

_j@n3_ -
Desde 27 Out 2024

Muito obrigada pela tua ajuda!
Eu ainda fiz IIU antes de ser chamada para a FIV. Vamos ver se é desta!
Espero que corra tudo bem contigo!
(não sei porque motivo perdi a minha conta e tive de a refazer).
_Juanita_

CC90 -
Desde 10 Maio 2023

_j@n3_ escreveu:
Muito obrigada pela tua ajuda!
Eu ainda fiz IIU antes de ser chamada para a FIV. Vamos ver se é desta!
Espero que corra tudo bem contigo!
(não sei porque motivo perdi a minha conta e tive de a refazer).
_Juanita_

Bom dia!
Obrigada pelas vossas partilhas.
Tenho a primeira consulta no cirma agora em dezembro (apesar de estar já a ser seguida no privado ainda não tive um resultado positivo).
Consegues me dizer mais ou menos quanto tempo demora entre a primeira consulta e a IIU (também tem lista de espera grande)?
Obrigada ☺️

_j@n3_ -
Desde 27 Out 2024

Olá CC90,

Na primeira consulta do CIRMA eles vão avaliar a vossa situação e passar alguns exames que sejam necessários. No meu caso, fiquei logo inscrita para a FIV e para IIU.

Se, como eu, tiveres indicação para a IIU, não existe lista de espera e vai depender apenas da rapidez das análises/exames. Irás receber uma explicação acerca de como deves administrar as injeções e depois basta que os avises do primeiro dia de menstruação. Nesse dia, mandas e-mail para eles e vais receber a receita e a data da primeira ecografia.
O processo é rápido, mas tenho de te avisar que nem sempre têm disponibilidade e há alguns meses em que dizem não haver vagas.

Espero ter ajudado.
Boa sorte!

M-al@ -
Desde 12 Out 2024

Boa noite, vou continuar a partilhar convosco esta jornada...
Fiz a transferência do meu único embrião no dia 19/11
Confesso que custou... Temos de ir com a bexiga cheia e o procedimento atrasou, altura pela qual já eu estava cheia de dores. Antes da transferencia propriamente dita a médica explica como foi o procedimento de congelação e descongelação do embrião (que pode por vezes fazer com que este deixe de ser viável). No meu caso, estava óptimo após descongelação e pronto para a transferência.
É possível ver no monitor da eco a entrada do cateter e o momento exacto em que é inserido o embrião.
Mandaram me levantar pouco depois assim que a médica embriologista confirmou que não ficou o embrião agarrado ao cateter e que a transferência tinha ocorrido com sucesso.
Correr para a WC aliviar e após, nenhumas dores, tudo tranquilo.
Nesse dia vim para casa tranquilamente e passei o dia em repouso.
No dia seguinte fui trabalhar e tenho feito uma vida perfeitamente normal, apenas com algum cuidado para não carregar pesos. Viajei a trabalho e no avião no regresso (D7) vou a WC e vejo uma mancha castanha muito escura tipo borra de café o papel limpo ao limpar-me.
Considerando tudo o que já tenho lido fiquei com a ideia que pudesse ser sangramento da nidação pois não se assemelha a nada com o período.
No dia seguinte não resisti e fiz teste de urina que acusou positivo.
No dia seguinte (d9) o beta hcg que confirmou o tão esperado positivo ☺️220 IU/L
Agora estou muito feliz e apreensiva com a eco a desejar que que esteja a evoluir bem. Vai ser um martírio a espera até dia 19/12!!
Mas muito feliz!
Espero que as coisas estejam a correr bem com todas vós!

_j@n3_ -
Desde 27 Out 2024

Boa!!! Fico muito feliz por ti!
O meu tratamento começa agora em dezembro 🤞🏼 e o teu exemplo aumentou as minhas expectativas 😃
Obrigada pela tua partilha e boa sorte!🍀

CC90 -
Desde 10 Maio 2023

Parabéns M-al@!

M-al@ -
Desde 12 Out 2024

_j@n3_ escreveu:
Boa!!! Fico muito feliz por ti!
O meu tratamento começa agora em dezembro 🤞🏼 e o teu exemplo aumentou as minhas expectativas 😃
Obrigada pela tua partilha e boa sorte!🍀

Muito obrigada _j@n3_!!
Muita sorte e boas vibes para o teu tratamento. 🤞Vai correr tudo bem!

M-al@ -
Desde 12 Out 2024

CC90 escreveu:
Parabéns M-al@!

Obrigada CC90❤️😘

CC90 -
Desde 10 Maio 2023

Olá, bom dia,
Queria perguntar-vos como é a primeira consulta no CIRMA? É só falarmos e mostrarmos os exames que já fizemos ou fazemos logo algum exame / ecografia?
Obrigada desde já ☺️

_j@n3_ -
Desde 27 Out 2024

Olá CC90,

Acho que já respondi à tua pergunta acima (?), mas deixo aqui a transcrição. Quanto aos exames, no meu caso, viram os meus exames e fizeram logo uma ecografia. Dependendo da avaliação que fizerem do vosso caso, podem passar mais exames e análises (poderás fazê-los no hospital).

"Na primeira consulta do CIRMA eles vão avaliar a vossa situação e passar alguns exames que sejam necessários. No meu caso, fiquei logo inscrita para a FIV e para IIU.

Se, como eu, tiveres indicação para a IIU, não existe lista de espera e vai depender apenas da rapidez das análises/exames. Irás receber uma explicação acerca de como deves administrar as injeções e depois basta que os avises do primeiro dia de menstruação. Nesse dia, mandas e-mail para eles e vais receber a receita e a data da primeira ecografia.
O processo é rápido, mas tenho de te avisar que nem sempre têm disponibilidade e há alguns meses em que dizem não haver vagas.

Espero ter ajudado.
Boa sorte!"

CC90 -
Desde 10 Maio 2023

Olá _j@n3_,

Não tinha percebido se a eco tinha sido feita no dia ou se tinha sido agendada para outro dia.
O meu processo não tem sido fácil e ultimamente o stress aumentou e com ele surgem mais perguntas.
Muito obrigada pela resposta e boa sorte para tua FIV 🍀

_j@n3_ escreveu:
Olá CC90,
Acho que já respondi à tua pergunta acima (?), mas deixo aqui a transcrição. Quanto aos exames, no meu caso, viram os meus exames e fizeram logo uma ecografia. Dependendo da avaliação que fizerem do vosso caso, podem passar mais exames e análises (poderás fazê-los no hospital).
"Na primeira consulta do CIRMA eles vão avaliar a vossa situação e passar alguns exames que sejam necessários. No meu caso, fiquei logo inscrita para a FIV e para IIU.
Espero ter ajudado.
Boa sorte!"

_j@n3_ -
Desde 27 Out 2024

Sem problema, estamos cá para isso Piscar o olho
Qualquer coisa, não hesites em perguntar.
Estes processos geram muito stresse e nem sempre conseguimos que alguém esclareça todas as nossas dúvidas...

Cristyana -
Desde 14 Jan 2025

Ola meninas,Estou a tentar engravidar a 3 anos,a minha MF encaminhou me para o cirma em Maio de 2024,recebi a carta no dia 30 de Dezembro e vou ter a primeira consulta em Fevereiro..
Nessa primeira consulta fazem logo alguns exames ou é so mm para analizar o nosso caso e darmos informações?

CC90 -
Desde 10 Maio 2023

Olá Cristyana,
Na primeira consulta eu só fiz ecografia e fiquei com umas análises marcadas para fazer noutro dia.
Levei todos os exames que já tinha feito (meus e do meu marido).

Cristyana escreveu:
Ola meninas,Estou a tentar engravidar a 3 anos,a minha MF encaminhou me para o cirma em Maio de 2024,recebi a carta no dia 30 de Dezembro e vou ter a primeira consulta em Fevereiro..
Nessa primeira consulta fazem logo alguns exames ou é so mm para analizar o nosso caso e darmos informações?

Cristyana -
Desde 14 Jan 2025

Obrigado pela resposta e Boa Sorte🙏🏻❤️

Outros tópicos relacionados

mega corrente para...
a minha MARAVILHOSA MADRINHA E GRANDE AMIGA licas 24 prq amanhã o seu gughi passará por uma cirurgia ás donas adenóides,como imaginaram o coração da nossa amiga está já apertadinho mas daqui vai a nossa força espiritual e as nossas megas correntes...
meninas tou chocada
meninas eu estou chocada sei que não é tema do fórum mas tou a ver as noticias e o nosso amado NORTE está a arder literalmente,por isso aqui a todas sem excepção peço uma mega corrente para os bombeiros deste paìs que estão à muitas horas na frente...
a mamã susa precisa de +++++++++
de uma corrente muito positiva... a nossa carolina esta doente,muita tosse,febre, os sapinhos nos pulmões(malditos)e não esta nada bem a minha menina!!!estou super preocupada com a minha menina prq já não tem andado bem e agora mais esta,o meu...
uma corrente para a minha mumy...
olá companheiras de barriga peço a todas sem excepção uma mega corrente para a minha mãe que já tem 59 anos e amanhã entra no hospital pedro hispano para ser operada à visicula,estamos um pouco preocupados prq a minha mumy nestes 2 ultimos meses foi...
peço deculpa -corrente
desculpem meninas não sou brasileira mas temos aqui foristas que o são, estou muito chocada com as imagens que têm entrado na minha/vossa casa estes ultimos dias,as cheias/derrocadas no brasil !! estou triste e chocada não tem um telejornal que não...
preciso de todas...
pois é hoje mais que nunca preciso de uma mega corrente de todas. A minha maria não está bem,desde quarta- feira passada que anda enjoada.come mal,diz-se sem força e com dores de cabeça!!! na sexta fomos ao pediatra e ele examinou-a e concluiu que...