Olá mamãs!
Alguma mamã adoptiva por aqui?
**21 de Janeiro de 2012 - 13:01h * 3,410 Kg * 50,5 cm**
Princesa A. ♥♥
Eu também gostaria muito. Soube dum infantário que tem meninos lindos e tão revoltados
Havia lá também bebés que nunca puderam sentir o amor de uma mãe
Sai de lá com as lágrimas nos olhos Se pudesse levava todas aquelas crianças para puder enche-las de amor.
**21 de Janeiro de 2012 - 13:01h * 3,410 Kg * 50,5 cm**
Princesa A. ♥♥
Olá Luena.
Estou em processo de adopção.
Já fomos aprovados e agora estamos na fase de espera. Há anos que queremos adoptar, mas esperámos para ter as condições certas. O processo não demora tanto como à partida parece, depois da aprovação é que custa um bocadinho não saber quando o nosso piolho vem para a família, mas é uma ansiedade maravilhosa
Para mim faz todo o sentido adoptar! O meu filho nasceu de outra barriga e está algures à minha espera - é assim que penso
Olá Luena.
Estou em processo de adopção.
Já fomos aprovados e agora estamos na fase de espera. Há anos que queremos adoptar, mas esperámos para ter as condições certas. O processo não demora tanto como à partida parece, depois da aprovação é que custa um bocadinho não saber quando o nosso piolho vem para a família, mas é uma ansiedade maravilhosa
Para mim faz todo o sentido adoptar! O meu filho nasceu de outra barriga e está algures à minha espera - é assim que penso
Olá, dou-te muito valor por isso

Podes explicar como funciona o processo desde o início? Tu escolhes ou é aleatório? Também gostava de adoptar...
Alda Rodrigues
Olá Alda.
O primeiro passo é obter e preencher os formulários necessários (envio em anexo). Depois é contactar com a Segurança Social da tua área distrital e apresentar a intecção. Lá ficarão com os teus contactos e serás informada da data, hora e local para uma sessão de esclarecimento sobre adopção. Receberás um certificado dessa sessão, que deves anexar aos documentos solicitados (espero que a lista siga num dos anexos). É uma carrada de documentos a apresentar... Depois de entregues os documentos recebes a primeira convocatória para entrevista. Há 4 fases de avaliação: entrevista social, entrevista psicológica, visita ao domicílio e sessão B (sessão com outros interessados em adoptar, em que também és avaliada). Depois desses passos receberás um certificado que te indica como candidata a adoptante Depois é só aguardar.
Quando houver uma proposta de criança há uma aproximação e visitas antes de ele/ela se mudar para tua casa. Durante esse periodo, são visitados de surpresa pelas técnicas da segurança social. Quando elas acharem que está na altura, o processo é encaminhado para o tribunal de menores e a adopção passa a ser plena. a criança é tua filha!
Perguntaste sobre escolha. Imagino que te refiras à criança. És tu que apresentas o perfil de criança que gostarias de adoptar: género, idade, etnia, saúde,... Se optares por adopção internacional o processo tem outros contornos e poderá implicar mais despesa.
Espero ter ajudado.
Beijinhos e felicidades
Olá Alda.Quando houver uma proposta de criança há uma aproximação e visitas antes de ele/ela se mudar para tua casa. Durante esse periodo, são visitados de surpresa pelas técnicas da segurança social. Quando elas acharem que está na altura, o processo é encaminhado para o tribunal de menores e a adopção passa a ser plena. a criança é tua filha!
Perguntaste sobre escolha. Imagino que te refiras à criança. És tu que apresentas o perfil de criança que gostarias de adoptar: género, idade, etnia, saúde,... Se optares por adopção internacional o processo tem outros contornos e poderá implicar mais despesa.
Espero ter ajudado.
Beijinhos e felicidades
Olá, só uma rectificação, quando apareçe uma criança que se enquadra no que metemos na nossa candidatura, e depois de lermos a história dessa criança, se aceitarmos é marcada uma data, geralmente para 2 semanas depois, para termos tempo de preparar tudo em casa...depois na data marcada, e durante uma semana, vamos à instituição onde a criança está. No 1º dia é para falar com os reponsaveis para saber os habitos e rotinas da criança e para claro a conheçer. No dia seguinte saimos da instituição para passear um bocadinho...a tecnica da segurança social esta sempre presente e as vezes pessoas da instituição também. Depois no ultimo dia(geralmente é a uma 6ª-feira) a criança vem ver a casa e já não volta para a instituição.
As tecnicas NUNCA apareçem de surpresa, marcam sim datas para virem a nossa casa para verem como esta a correr a adaptação.Porque é apartir destas visitas que elaboram o relatório que depois segue para o tribunal para ser decretada a adoção plena.
Geralmente apareçem ao fim de 1 semana após conheçermos a criança.Depois 2 semanas após a 2ª visita, depois 3 semanas após a 3ª visita e depois mensalmente até fazer os 6 meses.
Após isto é reunir a documentação toda e dar entrada com o processo em tribunal.E somos nós que o fazemos! A equipa de adoção apenas faz o relatório... o que vale é que depois de darmos entrada ao contrario do que possa parecer, é relativamente rapido.
Boa sorte e que tudo seja rapido
Olá Catharina.
Agradeço a partilha de informação. Fiquei a saber que, se existe uma directriz, não é seguida por todas as técnicas ou por todos os centros.
As técnicas com quem contacto apresentaram termos de acompanhamento completamente diferentes. Falaram-me em visitas sem marcação, para que possam encontrar-nos em situações quotidianas não programadas, nem preparadas. Na altura comentei, a título de brincadeira, que nos apanhariam de pijama se fossem cedo, e a reposta foi "vamos apanhar-vos de pijama, durante as refeições, e, se não estiverem em casa, vamos ao vosso encontro se estiverem no trabalho ou em casa dos avós ou familiares." No trabalho porque eu trabalho na minha própria empresa, pelo que posso ter o meu filho comigo (ou filha).
Relativamente ao processo para Tribunal, foi deixado claro que são elas quem decide quando estamos "prontos", enquanto família, para que tal aconteça.
Foi com base em toda esta informação, que obtivemos ao longo dos seis meses de contacto com a Segurança Social, que apresentei as indicações acima.
Espero, contudo, que as visitas não sejam, realmente, de surpresa, porque não é uma imagem muito sólida usar pantufas All-Star
Beijinhos
Olá, eu também fui as reuniões todas que também foram 4. Mas também me fui dito que as técnicas apareciam de surpresa durante os 6 meses de adaptação da criança.
Inflizmente a minha candidatura não foi aprovada.
Tento adoptar uma estrelinha.
Eu sou uma mamã anciosa que o telefone toque. Ficámos aptos em Junho e disponiveis para receber 3 irmãos ao que nos disseram que seria rápido pois para 3 a lista de espera é práticamente inexistente.
Pois por enquanto continuamos à espera.
Beijinhos e coragem a todas que estão à espera
3 de uma vez? És corajosa
Espero que seja rápido e que a fase turbulenta do início dure pouco.
É impossível estar ansiosa mas, por outro lado, sinto que essa ansiedade desenvolve o amor que fomos acumulando e nos preparar para essa fase maravilhosa que é a maternidade.
Felicidades!!
Olá susana-2012.
Lamento que não tenhas tido a candidatura aprovada. Perguntaste o motivo? Dar-te-ão, com certeza, uma justificação.
Com tantas crianças sem família, acho incrível que rejeitem quem quer adoptar. É certo que há que ter cuidado, afinal, são crianças já sofridas, mas mesmo assim, "analisam-nos até ao osso"...
Como dizem, não há pais perfeitos, mas há pontos em que se centram e perguntas que fazem que não são relevantes.
Não desistas, se é mesmo a adopção que queres!
Beijinhos
não percebo como é que negam um filho a uma familia que queira adotar. Se4 quer adoptar significa que tem amor para dar....Como é que é possivel negarem o amor de pais a uma crianças que nunca souberam o que isso é...Alguma mamã sabe o pk de terem rejeitado a vossa candidatura. Eu sou mãe de um menino lindo. Tem 3meses e meio. Sou uma optima mãe pelo menos considero-me e as pessoas que me rodeiam também. Tenho 21anos mas sei o que é ser mãe, dar amor e ser mulher. Como é possivel negarem esse direito a uma criança. Eu sonho adotar. Se tenho essa intenção é porque tenho amor para dar....não percebo como não aprovam...Por condições financeiras??? Eu até tenho. Mas e mães que tem filhos mesmo delas e são criados com tão pouco??? Porque é que são tão exigentes com crianças adoptadas???? Revolta-me
Olá, um dos motivos que me disseram fui que eu por ser invisual não podia criar a criança. O que é descreminação, outro dos mutivos foi que eu era inrealista sobre a adoção. O que não precevi o porquê disto ser dito.
Eu não posso ter filhos viológicos. Será que eles diceram que eu era enrealizta por dizer que um filho viológico e adoptado para mim é igual? Há muitas perguntas impertinentes sim e que não eram chamadas para ali.
Tantas crianças a precisar de uma família e eu que quero dar amor e uma família pelo menos a uma negaram-me esse direito de fazer uma criança feliz.
Será que uma pessoa invisual não sabe cuidar de uma criança? Será que não há pessoas ditas normais que não o sabem fazer?
Tal como há pessoas cegas que sabem cuidar de crianças, também a pessoas normais que não sabem. Ando praticamente desisperada. Porque sou transplantada renal a 20 anos e meio, por isso não posso engravidar. Que dor.
Imaginam o que é poder ter filhos, mas não poder engravidar, porque o bebé sai com problemas de saúde com a medicação que fasso. Se mudo a medicação regeito o rim. Se por acaso aguentar a gravidez morro no parto.
É uma dor tão grande querer ser mãe e me negarem isso. Sofro todos os dias, choro lágrimas todas as noites e dias sempre as escondidas para que as pessoas não me critiquem.
Só eu sei a dor que sinto, o inferno que passo todos os dias quando penso que posso nunca vir a ser mãe. Desculpem o inorme textamento e os erros otográficos que nele tem. Mas no meio de um mar de lágrimas conseguir escrever já não é mau. que quote=llaura]Olá susana-2012.
Lamento que não tenhas tido a candidatura aprovada. Perguntaste o motivo? Dar-te-ão, com certeza, uma justificação.
Com tantas crianças sem família, acho incrível que rejeitem quem quer adoptar. É certo que há que ter cuidado, afinal, são crianças já sofridas, mas mesmo assim, "analisam-nos até ao osso"...
Como dizem, não há pais perfeitos, mas há pontos em que se centram e perguntas que fazem que não são relevantes.
Não desistas, se é mesmo a adopção que queres!
Beijinhos[/quote]
Tento adoptar uma estrelinha.
Alo mãmãs.
Eu estou á espera do meu tesouro.
Mas sim, quero adoptar.. E já tive montes de informações(tenho uma tia que trabalha na seg. social) e uma das coisas que ela me disse é que não será possível fazer pelos rendimentos, nós recebemos o ordenado minimo, mas para eles o montante é pouco. O que é uma estupidez e temos uma casa própria.. Mas para o € é motivo, o que nos dá uma grande raiva pois existem montes de instituições cheias com crianças. Tal como fizeram comigo. Posso dizer que sou uma jovem sortuda, pois aos 6 anos Deus deu-me uma família gratificante e vou estar sempre grata pelo amor, carinho e educação que me deram. No verão quando o nosso tesouro nascer vamos entregar os papeis para adopção, já sabemos a resposta, mas nunca vamos baixar os braços.
---------------------------------------------------------------------
À espera da princesa Miriam Abigail ou do príncipe Tito Daniel
---------------------------------------------------------------------
Madrinha babada:
Salvador Borrego & Rebeca Borrego***01.06.2012
Olá
sou mamã adotiva de um menino lindo, um reguila que é a luz das nossas vidas.
Não achei que tivessem colocado mtos entraves durante o meu processo de adoção, em relação aos rendimentos, o nossos tambem não são muito elevados, mas penso que não foi motivo de "entrave" para o processo, esta questão foi até abordada com as tecnicas, mas foi-me garantido que nada tinha a ver com essa situação...
Confesso que tenho vontade de adotar + 1, mas economicamento, acho mto dificil.
Boa sorte!
7 anos de espera, tentativas falhadas, mas finalmente chegou ...
É meu filho de alma e coração, se fosse de barriga não o poderia amar mais...
Agora sim... a minha vida está completa!
SandraS
Olá mamãs! Alguém me sabe informar acerca das idades limites para se poder adoptar, e como funciona quando já há outras crianças na família? Lembro-me de ter lido algures que a criança a adoptar não pode ser ou mais velha ou mais nova que a criança mais nova que já exista no agregado familiar - não me recordo bem de quais eram os critérios. Alguém me sabe dizer? Também me lembro de qualquer coisa que a nível de espaço, a criança que viesse teria sempre de ter o seu próprio quarto, não seria para partilhar. Alguém sabe informar acerca destes aspectos?
Obrigada!
Olá!
Que eu tenha conhecimento, não há limite de idade relativamente a crianças já existentes na família. É considerada a idade dos candidatos, apenas. De acordo com o perfil das pessoas é aconselhada uma faixa etária, contudo, são os candidatos que apresentam opção, depois surge o aconselhamento.
Relativamente ao espaço, tem que ser um quarto individual, espaçoso, arejado e agradável. No que concerne à casa, são mesmo muito "picuinhas"; quando visitaram a minha até perguntaram se um dos quartos era suite (como se isso importasse para a criança, enfim...)
Olá!
Chamo-me Sara Alves e sou estudante de Mestrado em Psicologia Clinica e da Saúde do Instituto Jean Piaget de Viseu e estou a fazer a minha dissertação com o tema: "Conjugalidade de Casais em processo de Adoção" e precisava de casais que estejam em processo de adoção (nas diversas fases) e que estejam dispostos a preencherem um pequeno Protocolo.
Estão interessados e tem disponibilidade em preencherem o Protocolo?
Deixo o meu contato de email: [email protected] e também o Protocolo em anexo.
olá peço desculpa,mas fiquei curiosa eu estou ainda atratar dos papeis para adoção e vou a sessão A agora em julho.podes me ajudar a uma duvida? deixo o quarto vazio quando elas vierem visitar? ja que faço de escritório pois ainda não tenho meu tao sonhado filho ou filha.quando tiver este quarto sera deles, mas como sei que eles serão "picuinhas" tenho medo de ser reprovada por isso. alias ando cheias de medo ainda vou entregar o meu processo,segundo a senhora da segurança social tenho que ir a sessão A e no final me darão um formulário e entrego junto com os demais documentos.ando nervosa com medo de ser reprovada. obrigado
maria agostiny
Acho que não precisas de te preocupar em ter o quarto vazio. Eu tinha um atelier de costura no quarto do meu pequeno e só o "desmontei" quando recebi a noticia que, finalmente, ia ser mãe.
As tecnicas só precisam de saber que tens um quarto para ele/ela.
Não fiques nervosa, vais ver que vai correr tudo bem!
7 anos de espera, tentativas falhadas, mas finalmente chegou ...
É meu filho de alma e coração, se fosse de barriga não o poderia amar mais...
Agora sim... a minha vida está completa!
SandraS
que bom fico feliz por ti,tambem ando a tentar ser mama de coraçao, já for-te chamada por eles? como esta teu processo? eu ainda estou só lá fui uma vez agora espero que eles me chamem outra vez.beijinhos
maria agostiny