Adopção-Dicas ou ajuda | De Mãe para Mãe

Adopção-Dicas ou ajuda

Responda
18 mensagens
Sonjabel -
Offline
Desde 09 Fev 2010

Olá pessoal, venho aqui expor uma situação que me é muuuito próxima e que todos os dias me deixa tristíssima.

Os meus cunhados (irmão e cunhada do meu marido) nunca conseguiram ter filhos e estão casados há 17 anos.
Visto os tratamentos de fertilidade não terem dado resultado nenhum decidiram dar início ao processo de adopção e há 4, quase 5 anos que estão considerados aptos para adopção,,,e até hoje nada.
Já tem os dois 42 anos.
A idade que eles disseram foi até aos 4 ou 5 anos e aceitam irmãos.

Sempre fiquei muito triste pela situação deles...e desde que fui mãe que me sinto ainda pior...porque vejo que eles têm taaanto mas tanto amor para dar, mas nunca conseguiram dar a um deles. O amor é sempre direccionado para a sobrinha e filhos dos amigos.

Se há casal com amor muito amor para dar são eles. Acreditem ou não, mas enquanto escrevo isto e choro porque me estou a lembrar-me de uma coisa que o meu cunhado contou. No outro dia sonhou que lhe tinham batido a porta e que tinham um bebé para eles. Fiquei tão triste quando ele contou. A vontade de terem um filho é tão grande.

Eles não merecem estar a espera. Imagino que deva haver muita mais gente na situação deles, mas é um caso tão próximo e que me toca todos os dias.
Mesmo os meus sogros estão desejosos de um dia receber a notícia que lhes foi dada uma criança.

Por isso pergunto, se há aqui alguém que perceba de processos de adopção, se há meio de acelerar o processo, se é possível fazer algo por eles. Acreditem...o amor naqueles corações é enorme. Mesmo sem terem um filho é como se já o amassem antes de o ter. Não sei se compreendem,
QUERO TANTO AJUDAR OS MEUS CUNHADOS...não estaria só a realizar um sonho deles mas o da restante família.

beijo grande

Sobre Sonjabel

29/12/2009 POSITIVO----------09/09/2010 Nasceu a Eva (49 cm e 3335g)
Positivo a 17/01/2017 - AE a 3/02/2017
POSITIVO a 7/3/2017 A torcer para que tudo corra bem Espertalhão

joanasantosblue -
Offline
Desde 18 Dez 2009

linda ate me comovi... Preocupado realmente deu da nozes a quem não tem nozes....so espero que alguem te ajude...bj

A todas as madrinhas e afilhadas que são muitas obrigada por tudo Sorriso

ssrmg -
Offline
Desde 29 Maio 2008
I Love DMPM

Pois não te sei ajudar Triste
Mas só queria reforçar a ideia que também acho ridículo o tempo exagerado que fazem para adopção de uma criança que precisa de receber carinhos, e de uma família que sonha dar tais carinhos!
Triste
tanta burocracia...

Sobre ssrmg

Nasceu a 23 de Junho de 2010 o meu Diogo com 3760gr com 51cm às 11:55h.

A nossa lojinha: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/16508
Diogo: http://demaeparamae.pt/forum/ola-sou-ssrmg-aqui-vou-escrever-minha-histo... -->Sinto-me tão feliz por ser mamã!Adoro, amo o nosso filhote!!

Jones -
Offline
Desde 12 Mar 2009

É lamentável que pessoas com condições e com tanto amor para dar tenham de esperar tanto tempo! Tanta burocracia, tanto tempo de espera... enquanto uns têm filhos a dar com um pau sem terem as minimas condições para os criarem outros pelo contrário têm de passar por todo este sofrimento :(.
Espero que os teus cunhados consigam concretizar o seu sonho pois a criança que ficar com eles certamente que terá muita sorte!

Beijinhos

cri1980 -
Offline
Desde 09 Jan 2011

eu vou- vos contar uma história que se passou em vila franca de xira à mais de 10 anos,devem ter ouvido nas noticias, a minha avo trabalha num infantário e nessa altura estava la uma menina com uns 2 ou 3 anos e o irmao com uns 5 que foram abandonados pela mãe e deixados na casa da avó, a senhora fazia tudo o que podia por ele andavam bem tratados alimentados vestidos e tinham uma pessoa que lhe dava muito amor, mas como a sra ja era velhota e estava sosinha uma das nossas queridas assistentes sociais,decidiu que eles deviam ser adoptados por alguem que fosse um casal e que lhes pudesse dar melhores condições, e então decidiram tirar os netos à sra e entegalos a um casal que morava ou mora no bom retiro em vfx, porque tinham uma casa com optima eram rico e eles consideravam ser um sonho pra qualquer criança, tambem estiveram a ser analisados e eram pessoas que eles consideraram normais, mas ao fim de uma semana da menina la estar, a menina morreu foi abusada espancada torturada, o mesmo aconteceu ao irmao, mas o menino graças a deus sobreviveu, eu sei que a situação do teus cunhados é uma coisa triste injusta, e garanto-te que pensei dar o meu futuro bebé pra adopção e se ainda pensasse nesse ate era capaz de pensar logo em eles depois do tópico que escreveste mas sabes que ca em portugal por uns pagam os outros, decerto eles sao óptimas pesoa e com muito amor no coração, mas esta espera é normal e tem de ser assim temos de pensar nas crianças porque no caso deles são bons mas á os outros que são uns psicopatas, eles teem de ter muita força e não se deixaram ir abvaixo, eles vão conseguir.

Sobre cri1980

03-10-2008- finalmente encontrei o que tanto procurava http://sonhos-tecidos.blogspot.com/, miminhos para os nossos tesouros

RitaRaquel -
Offline
Desde 03 Out 2009

Emocionei-me bastante com o teu comentário. Infelizmente essa é a realidade da adopçao no mosso país.

Eu e o meu marido keremos adoptar, a nossa ideia sp foi ter um filho biologico (se possivel), pk so keremos um, e um adoptado, pk ha tantas crianças a precisarem de um lar.

Eu trabalhei num centro de acolhimento e posso-te dizer k o nosso país vai de mal a pior, haviam casos de crianças k entravam lá pequeninos e so saíam já bem granditos, o k é uma pena. Antes de trabalhar lá sp pensei k a culpa tb era das pessoas pk a maior paete so ker adoptar bebés, mas dp fiquei a saber k mm quem nao se importa de adoptar até aos 5 anos, k é o meu caso, ficam na mm numa lista de espera k anda neste momento (mais ou menos) entre 10 a 15 anos. É horrivel k isto aconteça, pk nao faltam aí crianças k precisam ser adoptadas!

Bem, eu neste momento estou gravida de uma menino, por isso eu e o meu marido gostariamos de adoptar uma menina. Como somos novos (26 e 29) e sei k o processo de adopçao demora uma eternidade, queriamos começar ja com a papelada, mas fiquei a saber k agr so o posso fazer qd o nosso filho tiver 1 ano e meio, outra estupidez pk se o processo demora tanto pk esperar mais qs 2 anos pra tratar da papelada, nao percebo e no fundo ninguem percebe, é tamanha estupidez k nao tem explicaçao! Enfim!

Bem, boa sorte pros teus cunhados e pra toda a gente k de tao bom coraçao tenta ajudar estas crianças k precisam de um lar e de mto carinho! Bjokas.

Casamento e lua de mel: http://onossocasamento.pt/forum/casamento-lua-mel-agr-sim-resumo-com-fotos
Exame positivo 4/11/2010 *** DPP 29/06/2011
Dia 16/06/2011 nasceu o outro homem da minha vida... o meu filhote, o Luca, com 3410 gr e 49,5 cm.

soniacscs -
Offline
Desde 29 Dez 2008

Trabalhei nessa aréa. De onde são os teus cunhados?
O processo de adopção pode ser muito moroso, principalmente quando o casal coloca muitos requesitos (bebé, menina, branco, saudável...) mas se como aqui dissestes, eles não se importam de ter uma criança um pouco mais velha...
Sabes, existe muito a ideia que as "assistentes" é que complicam o processo, que é muito burocrático, mas se te disser que já vi vários casos em que as crianças foram "devolvidas" após alguns dias, com a desculpa do que afinal não era bem "isso" que queriam...
Se te disser que as instituições estão cheias de crianças a partir dos seus 4, 5 anos, mas que muito poucas estão "disponíveis" para adopção (têm família, que apesar de toda a vida ter maltratado e negligênciado a criança, diz gostar da criança e querer ficar um dia com ela...)
Se te disser que existem casas com muitos bebés que até poderiam ser adoptados, mas porque têm algum problema de saúde, ficam eternamente á espera...
É um assunto muito delicado, mas se realmente for o desejo dos teus cunhados adoptar, desejo-lhes do fundo do coração muita força e perseverança. (já agora, 5anos, parece-me muito para um processo de adopção, geralmente não demora tanto...)

mãepatinha -
Offline
Desde 02 Mar 2010

Lembro-me do meu irmão que é adotado...foi tão fácil a adoção, minha tia q trabalha em um abrigo de crianças pediu permissão ao juiz para levar a criança para passar o final de semana com ela. Ele permitiu e ela o levou para a casa dos meus pais no sabado. No domingo ele voltou para o abrigo e nós ficamos morrendo de saudades. Na noite de domingo para segunda ele teve febre emocional e na segunda feira meu pai decidiu juntamente com minha mãe e após uma longa conversa comigo e com minhas irmãs ir buscá-lo. Conversou com o juiz e na terça feira ele estava na nossa casa...depois foi verificado o lar, a família e a adaptação e os papeis foram assinados. Não sei como está hj mas sei q existem vários casos de crianças no Brasil sendo adotadas por extrangeiros, acho q por ser mais rapido. Deixo-te aqui essa idéia se eles quiserem adotar fora de Portugal.
Boa Sorte e que seus cunhados consigam sua estrelinha logo venha de onde vier!

Dia 02/10/2010 minha vida mudou para melhor! Meu feito mais perfeito nasceu!
Demorou mas agora tenho madrinha, não só uma mas duas! Sorriso
Adriana Regina minhas madrinha!

Sonjabel -
Offline
Desde 09 Fev 2010

Os meus cunhados são do entroncamento assim como eu.

Sobre Sonjabel

29/12/2009 POSITIVO----------09/09/2010 Nasceu a Eva (49 cm e 3335g)
Positivo a 17/01/2017 - AE a 3/02/2017
POSITIVO a 7/3/2017 A torcer para que tudo corra bem Espertalhão

RitaRaquel -
Offline
Desde 03 Out 2009

Nao sei se leste o meu comentario em cima, mas se kiseres ler vais perceber melhor o meu caso.

Ja k trabalhas-te nessa area, eu tenho algumas duvidas, se me puderes ajudar eu agradeço.

- Pk é k se a papelada demora tanto nao posso tratar dela ja, em vez de ter k esperar k o meu filho biologico tenha um ano e meio?

- Em k altura visitam a nossa residencia? Qd metemos os requerimentos para adoptar ou dp qd têm uma criança pra nós?

Pergunto isto pk no meu caso além do meu quarto e do meu marido, so tenho mais um, k será o do meu filho qd nascer, mas a ideia é sairmos daki e comprar uma casa com 3 quartos, pk disseram-me k temos k ter um quarto so pra criança adoptada, é verdade? Mas se eles vierem ver a casa qd metermos os papeis, ainda nao temos o quarto pra criança adoptada, ate pk nao sabemos qd tempo vai demorar para a termos conosco, por isso nem tinha logica mudarmo-nos ja, percebes? Ficamos inaptos para adopçao por nao ter quarto livre pra criança, ou seja, se por algum tempo a menina adoptada tiver k partilhar o quarto com o meu filho, nao nos entregam a criança?

É pk se assim for é uma verdadeira estupidez, trabalhei num centro de acolhimento e quis sair de lá pk nao gostei do k vi e até tive problemas por denunciar. Os miúdos alem de dormirem todos no mm quarto apertadissimos (isso nem é problema), nao tinham amor nenhum e mtas vezes ate eram maltratados por algumas funcionarias k por um ou outro motivo nao gostavam de algum dos miudos (fico com as lagrimas nos olhos so de recordar), e dp nao podem ser adoptados e dividir o quarto com o irmao?!!!´Enfim!

Bem, mas como nao tenho a certeza nestas questoes, pk eram so coisas k ouvi lá no centro, mas nao estou mt dentro das quetoes burocraticas, se me puderes ajudar agradeço imenso.

Bjoka...

Casamento e lua de mel: http://onossocasamento.pt/forum/casamento-lua-mel-agr-sim-resumo-com-fotos
Exame positivo 4/11/2010 *** DPP 29/06/2011
Dia 16/06/2011 nasceu o outro homem da minha vida... o meu filhote, o Luca, com 3410 gr e 49,5 cm.

Sonjabel -
Offline
Desde 09 Fev 2010

soniacscs escreveu:

É um assunto muito delicado, mas se realmente for o desejo dos teus cunhados adoptar, desejo-lhes do fundo do coração muita força e perseverança. (já agora, 5anos, parece-me muito para um processo de adopção, geralmente não demora tanto...)

Dizes que geralmente não demora tanto...mas é o que tenho visto a acontecer...infelizmente

Todos os dias penso que se pudesse fazer alguma coisa para os ajudar.
Cada vez que sai uma notícia de que um bebé foi abandonado nem iamginam a tristeza nos seus olhos.

É que eles têm dupla infelicidade...a infelicidade de não conseguirem ter filhos deles, a infelicidade não conseguirem ser pais por adopção.

Não imaginam o que me custou contar-lhes quando fiquei grávida. Via-se alegria na maneira de falar...mas tristeza nos olhos.

O resto da família sente-se impotente por não conseguir fazer nada por eles.

Triste Triste

Sobre Sonjabel

29/12/2009 POSITIVO----------09/09/2010 Nasceu a Eva (49 cm e 3335g)
Positivo a 17/01/2017 - AE a 3/02/2017
POSITIVO a 7/3/2017 A torcer para que tudo corra bem Espertalhão

soniacscs -
Offline
Desde 29 Dez 2008

Olá, desculpem a demora das respostas.
Infelizmente, a rapiez dos processos também dependem dos técnicos que apanham. Tal como as instituições são muito diferentes entre sí.
RitaRaquel, a recusa a iniciar o processo visto teres um filho pequeno deve-se a técnica que te acompanha seguir o protocolo. são normas, como deves entender, o processo de adopção requer um grande trabalho de introspeção, e muita estabilidade familiar, e como todos sabemos, um filho pequeno obriga a uma reorganização familiar. Daí, um dos requesitos passar pelo casal não ter filhos com idades inferiores a um ano.
As visitas domiciliares ocorre quando estão a elaborar o processo.
Compreendo a tua questão, mas imagina que surge uma criança para ti (isso não é de um dia para o outro, mas assim que surge a decisão do tribunal o processo é bastante rápido), vais andar a mudar de casa de um dia para o outro? E o quarto individual é mais um requesito (que pode ser contornado, se a técnica que te acompanhar for flexivel). Mas tens de pensar no bem estar da criança, que necessita sentir que esta é a sua família, e que tem o seu espaço, e não está a "invadir" o espaço do filho biológico.
Quanto a tua experiência no centro e acolhimento, sei que há instituições que funcionam muito mal. Felizmente, as instituições que conheço (e são muitas) priveligiam os quartos duplo ou individuais. Mas tens de entender, que a instituição nunca é projecto de vida, logo é semprer encarada como temporário. Ao contrário da adopção, que se quer defenitiva.

soniacscs -
Offline
Desde 29 Dez 2008

Olá, desculpem a demora das respostas.
Infelizmente, a rapiez dos processos também dependem dos técnicos que apanham. Tal como as instituições são muito diferentes entre sí.
RitaRaquel, a recusa a iniciar o processo visto teres um filho pequeno deve-se a técnica que te acompanha seguir o protocolo. são normas, como deves entender, o processo de adopção requer um grande trabalho de introspeção, e muita estabilidade familiar, e como todos sabemos, um filho pequeno obriga a uma reorganização familiar. Daí, um dos requesitos passar pelo casal não ter filhos com idades inferiores a um ano.
As visitas domiciliares ocorre quando estão a elaborar o processo.
Compreendo a tua questão, mas imagina que surge uma criança para ti (isso não é de um dia para o outro, mas assim que surge a decisão do tribunal o processo é bastante rápido), vais andar a mudar de casa de um dia para o outro? E o quarto individual é mais um requesito (que pode ser contornado, se a técnica que te acompanhar for flexivel). Mas tens de pensar no bem estar da criança, que necessita sentir que esta é a sua família, e que tem o seu espaço, e não está a "invadir" o espaço do filho biológico.
Quanto a tua experiência no centro e acolhimento, sei que há instituições que funcionam muito mal. Felizmente, as instituições que conheço (e são muitas) priveligiam os quartos duplo ou individuais. Mas tens de entender, que a instituição nunca é projecto de vida, logo é semprer encarada como temporário. Ao contrário da adopção, que se quer defenitiva.

soniacscs -
Offline
Desde 29 Dez 2008

Sonjabel,
Sim, de facto a duração dos processos depende muito, depende dos tribunais, dos técnicos que acompanham o teu caso, e depende das próprias famílias.
Vi famílias que nunca conseguiram adoptar, e vi casos em que o processo apenas durou 6meses (o tempo da formação, e elaboração do processo), conheci casos, em que a família nem sequer estava bem a pensar em adoptar, e lhes foi sugerido... Conheço casos de famílias monoparentais a adoptar... Como vês há de tudo.
Não sei, se perto de ti, existe alguma instituição, onde te poderias tornar voluntária, os chamados "amigos" de uma criança. Assim, poderiam estabeler laços com essa criança. Claro que isso não garante que irão adoptar essa criança, mas pode facilitar.

RitaRaquel -
Offline
Desde 03 Out 2009

Obrigada pela resposta.

Há cetas questoes k percebo perfeitamente e ate a parte de ter k esperar k o filho biologico tenha um ano, visto dessa forma é compreensivel. Mas a parte da criança adoptada ter um quarto so pra ela é uma estupidez completa, pk ha mtas crianças a dividir quarto e sao mt, mas mm mt mais felizes do k as k têm um quarto so pra elas.
É como a questao de ter um quarto mais pequeno ou um maior, isso nao devia ser nada importante, pk o k importa é k a criança se sinta amada pelos pais adoptivos como nunca se sentiu por ninguem, e isso poucos pais sabem dar.
E digo-te mais, sei por experiencia propria k os ricos (k sao os k mais adoptam), sao os k lhes dao num quarto individual e enorme, mas sao os k amam menos os filhos e lhes dao menos atençao, mas enfim, é a vida!

Bjokas e td de bom.

Casamento e lua de mel: http://onossocasamento.pt/forum/casamento-lua-mel-agr-sim-resumo-com-fotos
Exame positivo 4/11/2010 *** DPP 29/06/2011
Dia 16/06/2011 nasceu o outro homem da minha vida... o meu filhote, o Luca, com 3410 gr e 49,5 cm.

ana cristina pinto -
Offline
Desde 23 Jun 2009

Desculpa o abuso, mas tive a ler os tópicos e gostaria que me respondesses a uma duvida, estando eu em tratamentos de infertilidade e até agora não tive sucessos, será algum entrave para iniciar o processo de adopção?????

Obrigado,

Ana

soniacscs -
Offline
Desde 29 Dez 2008

Não vejo porque poderá ser entrave... No teu lugar entraria já com o processo, até porque como sabemos, infelizmente pode ser bastante moroso.
Boa sorte!

Tuareg -
Offline
Desde 08 Out 2011

Olá meninas!
Eu também já iniciei o processo de adopção.Estou há quase 4 anos a tentar e nada! Por isso decidimos ir pondo o processo a mexer.Já fizémos formação, já entregámos papelada, já tivémos reunião com assistente social e agora Vamos no dia 7 fazer uns chamados testes psicotécnicos.Não perecebemos muito bem o que são, pois a ass. sicial disse-nos que nada têm a ver com os convencionais testes psicotécnicos mas não alongou muito o assunto.Alguém me sabe dizer o que são?
Ah, Ana, na reunião com a ssitente Social ela perguntou-nos se fazendo tratamentos como estamos e acontecer a gravidez continuamos o processo, pelo que estar a fazer tratamentos não é um entrave! Força linda!

Outros tópicos relacionados

mega corrente para...
a minha MARAVILHOSA MADRINHA E GRANDE AMIGA licas 24 prq amanhã o seu gughi passará por uma cirurgia ás donas adenóides,como imaginaram o coração da nossa amiga está já apertadinho mas daqui vai a nossa força espiritual e as nossas megas correntes...
meninas tou chocada
meninas eu estou chocada sei que não é tema do fórum mas tou a ver as noticias e o nosso amado NORTE está a arder literalmente,por isso aqui a todas sem excepção peço uma mega corrente para os bombeiros deste paìs que estão à muitas horas na frente...
a mamã susa precisa de +++++++++
de uma corrente muito positiva... a nossa carolina esta doente,muita tosse,febre, os sapinhos nos pulmões(malditos)e não esta nada bem a minha menina!!!estou super preocupada com a minha menina prq já não tem andado bem e agora mais esta,o meu...
uma corrente para a minha mumy...
olá companheiras de barriga peço a todas sem excepção uma mega corrente para a minha mãe que já tem 59 anos e amanhã entra no hospital pedro hispano para ser operada à visicula,estamos um pouco preocupados prq a minha mumy nestes 2 ultimos meses foi...
peço deculpa -corrente
desculpem meninas não sou brasileira mas temos aqui foristas que o são, estou muito chocada com as imagens que têm entrado na minha/vossa casa estes ultimos dias,as cheias/derrocadas no brasil !! estou triste e chocada não tem um telejornal que não...
preciso de todas...
pois é hoje mais que nunca preciso de uma mega corrente de todas. A minha maria não está bem,desde quarta- feira passada que anda enjoada.come mal,diz-se sem força e com dores de cabeça!!! na sexta fomos ao pediatra e ele examinou-a e concluiu que...