
Maria Ribeiro, Hipnoterapeuta
O Hypnobirthing é um método ou filosofia de preparação para o nascimento que ajuda a mãe a dar à luz de forma fácil, confortável e harmoniosa. Está demonstrado que a mãe que fez Hypnobirthing sente menos dor, tem menos necessidade de intervenção médica, tem menor tempo de trabalho de parto e menos necessidade de ajuda instrumental e farmacológica no nascimento.
Em que consiste o Hypnobirthing?
O Hypnobirthing trabalha as emoções e a mente da mãe através da hipnoterapia, “reprogramando-a” para eliminar os medos e as ansiedades que atrapalham todo o processo de nascimento, dando-lhe ferramentas para deixar o seu corpo trabalhar em harmonia. Em 1942, em Inglaterra, o obstetra inglês Grantly Dick-Read demonstra no seu trabalho "Childbirth without Fear" que o tempo e as dores do parto aumentam pelo medo e tensão da mãe. A mulher que sente medo fica tensa e essa tensão provoca o aumento da dor. Read explica que a tríade “Medo – Tensão – Dor” é a principal responsável pelo aumento do sofrimento no parto. Quando a mulher engravida, influências desfavoráveis, juntamente com o medo e um ambiente de nascimento inadequado, criam um entorno que ela interpreta como sendo uma situação de perigo da qual quer fugir. Não podendo fazê-lo, origina-se uma tensão protetora, que dificulta a coordenação muscular e a produção de Ocitocina, o que determina a dor. A dor aumenta a tensão, que por sua vez aumenta o medo, e assim se instala um círculo vicioso: Medo - Tensão - Dor.
Como é que o Hypnobirthing pode ajudar?
O Hypnobirthing começa por ajudar a mãe a compreender o impacto do medo e outros pensamentos limitantes sobre o parto e a maternidade, de forma a trabalhar a segurança e a ter uma gravidez positiva e informada. Este método ajuda a que a mulher se familiarize com o seu corpo, percebendo que este está naturalmente desenhado para conceber, gerar e dar à luz. O Hypnobirthing também prepara a mãe para conhecer a psicologia do nascimento e ajuda-a a perceber como o estado de espírito e as hormonas facilitam ou prejudicam todo o processo.
Qual o papel do pai ou parceiro de nascimento?
O pai, ou parceiro de nascimento, também é preparado para saber exatamente o que fazer durante toda a gravidez e no nascimento, sendo que este é um dos fatores-chave para o sucesso do método. Com a ajuda de diversos exercícios, mãe e pai trabalham em conjunto no parto, independentemente da forma como decorre. Saberão como agir em qualquer circunstância para que o nascimento seja uma experiência positiva, harmoniosa e inesquecível.
Mais vantagens sobre hypnobirthing:
Estudos demonstram que o hypnobirthing reduz a duração do trabalho de parto, reduz o nível médio de dor e ajuda a diminuir a intervenção médica e uso de fórceps ou ventosa. A taxa de cesarianas é mais baixa para quem recorre a este método, bem como a necessidade de utilização de epidural. A hipnoterapia foi reconhecida como "terapia válida" pela British Medical Association em 1892 e, novamente, em 1955.
É muito importante passar esta mensagem a todos os casais: o nascimento não tem de ser doloroso e há forma de ter uma experiencia positiva. Cada viagem de nascimento é única e é possível que todas as mães e pais tenham uma experiência fantástica e de total plenitude, pois ficará registada para sempre na sua memória.
Artigo originalmente publicado na primeira edição da Revista De Mãe para Mãe, em outubro de 2009