Olá, Meninas!
Eu (29) e o meu namorado (33) estamos a tentar engravidar há quase dois anos – começámos em Março de 2023, inicialmente sem grandes preocupações. No final de 2023, decidi fazer alguns exames para perceber se havia algum problema. Já sabia que tinha retirado um septo uterino, mas pensei que o assunto estivesse resolvido. Contudo, descobri que ainda não tinha uma cavidade uterina totalmente funcional (a 100%). Para além disso, e possivelmente como a causa principal de ainda não termos tido nenhum positivo, descobrimos que o meu namorado tem oligospermia (5 milhões).
Neste momento, estamos em lista de espera para consulta de fertilidade no SNS. Entretanto, já fizemos vários exames e consultas no privado. Tentámos coito programado, mas teve um impacto físico e psicológico muito negativo na nossa relação enquanto casal, pelo que decidimos não repetir. Assim, a alternativa será FIV ICSI.
Mas agora ao tópico:
Quando começámos a pensar em ter um bebé, nenhum dos nossos amigos mais próximos tinha filhos. No entanto, nos últimos dois anos, já quatro casais chegados tiveram bebés. No início, encarei bem a situação, pois sabia que até 12 meses de tentativas era considerado normal. Porém, este ano tornou-se mais difícil: no início do ano, uma das minhas melhores amigas anunciou a gravidez. Fiquei muito feliz por ela, mas senti-me arrasada por dentro. Esta caminhada tem sido extremamente solitária, porque, no meu círculo de amigas, não há ninguém que esteja a passar pelo mesmo (o que, claro, ainda bem). Ainda assim, é um sentimento agridoce.
Ontem à noite, outro golpe emocional: um dos melhores amigos do meu namorado anunciou que ia ter uma menina em Junho de 2025. Eles casaram-se em Abril deste ano... Confesso que quase não consegui dormir. Sei que não devemos comparar as nossas jornadas com as dos outros, mas parece que a minha vez nunca mais chega.
Como lidam com estes sentimentos? Têm alguma estratégia que ajude?